Maio será o mês de intercâmbio permanente entre Uruguai e RS
Publicação:

O resultado da Semana da Cultura do Rio Grande do Sul no Uruguai foi tão positivo que o Ministro da Educação e Cultura do país, Ricardo Ehrlich, solicitou ao governador Tarso Genro que, a partir de agora, o mês de Maio seja marcado como um mês de intercâmbio entre as duas culturas.
Até dia 10 A Imagem da Palavra em Montevidéu
A exposição A Imagem da Palavra, aberta durante a Semana da Cultura do Rio Grande do Sul no Uruguai, permanece até dia 10 de junho na sala M da galeria SUBTE, em Montevidéu.
A exposição, organizada pelo Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) e Instituto Estadual do Livro (IEL), com apoio do Museu de Arte Contemporânea RS, reúne o trabalho de quinze artistas visuais contemporâneos que criaram obras de arte a partir de textos de quinze poetas gaúchos. A curadoria é de Vera Pellin (artistas visuais) e Laís Chaffe (poetas).
Rosana Carrete, diretora da Subte, disse que a exposição atinge inteiramente os objetivos do espaço cultural uruguaio. “Nosso objetivo é fomentar a curiosidade e surpreender. Nesse sentido A Imagem da Palavra propicia a interação entre o visual e o textual. A arte opera com as formas, envolve o simbólico, as imagens chegam onde as formas não atingem”.
A semana cultural
De 29 de maio a 03 de junho os uruguaios tiveram uma mostra da cultura do Rio Grande do Sul em suas várias linguagens com o objetivo de ampliar o plano de cooperação entre os governos do Estado do Rio Grande do Sul e da República Oriental do Uruguai. A semana foi uma ação do Governo do Estado executada pela Secretaria da Cultura.
Na abertura oficial o secretário Assis Brasil destacou essa cooperação. “ A melhor maneira de nos encontrarmos é através da cultura porque é uma linguagem universal e torna possível uma troca”.
O coordenador de Cultura do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai, parceiro na produção do evento, Hugo Achugar, comemorou as constantes ações conjuntas realizadas entre os dois governos, especialmente a partir de 2011. “Na exposição a palavra e a imagem dialogam como nós estamos dialogando”.
No setor audiovisual foi realizada a Mostra da Produção Cinematográfica Gaúcha Contemporânea com a exibição de 4 longas e 4 curtas, estes vencedores do Prêmio Iecine. Na música o show de Vitor Ramil lotou a sala Zitarrosa e contagiou a platéia com milongas. Na cultura popular A Mitologia Africana de Eduardo Branca foi apresentada em um espaço de inclusão social pela cultura.
O espetáculo teatral Tangos e Tragédias fez os uruguaios cantarem e participarem com entusiasmo da proposta da dupla gaúcha na sala Nelly Goitiño.
O teatro de dança Terpsi mobilizou a atenção dos freqüentadores da Praça da Matriz na tarde de sábado e o Teatro UTA os da Estação Góes na manhã de domingo.
Texto: Asscom Sedac