Legado: Plano de Marketing – Um diagnóstico dos produtos turísticos do RS
Publicação:

A Secretaria do Turismo (Setur-RS) está realizando uma retrospectiva de suas ações nesta gestão. O texto de hoje relembra a criação do Plano de Marketing do Turismo do Rio Grande do Sul. Confira!
Ao criar o Primeiro Plano de Marketing do Turismo, a Setur inovou ao apresentar numa ferramenta de diagnóstico dos produtos existentes nas 25 regiões turísticas do Estado. O documento apontou dois produtos consolidados – Porto Alegre e Serra Gaúcha – e outros cinco em crescimento ou novos – Litoral, Pampa Gaúcho, Parques Naturais, Missões e Eventos.
A partir do Plano, os agentes do setor puderam identificar os mercados potenciais para seus investimentos em infraestrutura, promoção e qualificação. Além disso, foi criada a marca turística Rio Grande do Sul – Um Grande Destino, assim como o site institucional da secretaria foi reformulado e um outro - promocional e trilíngue – foi criado para atender ao turista.
À época do lançamento do Plano de Marketing, em novembro de 2012, a secretária Abgail Pereira destacou que"o Plano contempla a ousadia necessária para superar o importante desafio de posicionar o produto turístico do Estado no mercado nacional e internacional, sendo ele uma ferramenta fundamental para que o turismo gaúcho se eleve a outro patamar de competitividade”.
Texto Valeria Pereira