Guaporé: comércio e turismo religioso se destacam na Serra Gaúcha
Publicação:

A cidade de Guaporé, localizada no Nordeste do Rio Grande do Sul, faz parte da chamada Região da Serra Gaúcha. Além de ser conhecida como polo comercial de jóias e lingeries, Guaporé também apresenta uma grande diversidade de atrativos turísticos, passando por atrações religiosas, tradicionais da cultura italiana, e belezas naturais.
Assim como grande parte dos municípios da Região, sua história constitui-se, de fato, com a chegada dos primeiros imigrantes, em sua maioria italianos. Mas o nome de Guaporé carrega um herança de raiz indígena: significa Vale Deserto, e foi escolhido pelos primeiros moradores, índios do grupo Ge, da nação Kaingang.
O relevo acidentado e a altitude acima de 700 metros do município são, justamente, seu charme. Esse traço único permite que, em diversos pontos da cidade, se tenha uma vista única da paisagem. O Cristo Redentor de Guaporé, por exemplo, é um dos pontos turísticos que mais valoriza o caráter geográfico do lugar, oferecendo aos turistas uma linda vista panorâmica do município.
Além do turismo religioso, Guaporé também é conhecida pelo turismo natural. Cascatas, grutas e trilhas constituem as principais atrações nessa área. A Gruta do Seminário, por exemplo, é uma das maiores do Rio Grande do Sul e é cercada de mistérios e lendas.
A distância entre o município serrano e a capital gaúcha é de, aproximadamente, 190 km, numa viagem que pode ser feita em torno de 2 horas.