Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Grupo de atores surdos encena adaptação de “Alice no País das Maravilhas”

Publicação:

Dentro do projeto “Gestos que Falam: Diálogos entre Teatro e Educação”, o Grupo de Pesquisa Teatral Signatores apresenta sua montagem de 2013, “O Ensaio de Alice”. Totalmente encenado por atores surdos, entre adolescentes e adultos, este é o terceiro espetáculo resultante das oficinas gratuitas oferecidas durante o ano, na Casa de Cultura Mario Quintana. As apresentações ocorrem dias 22 de novembro (sexta), às 15h, e 23 e 24 (sábado e domingo), às 19h, no Teatro Bruno Kiefer, na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e terá acompanhamento de uma dupla de atores-narradores em português, tornando a montagem acessível para todos os públicos.

Fotos Ricardo Almeida (1)

Após duas encenações que trabalharam questões relacionadas ao universo surdo - As Aventuras no Reino Surdo (2011) e Memória na Ponta dos Dedos (2012) a sugestão de encenação deste ano teve uma proposta nova: experimentar a construção de uma adaptação literária. Baseada na obra Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, O Ensaio de Alice tem uma proposta de metalinguagem, ao mostrar um grupo de atores surdos montando o espetáculo Alice. Uma história transitando entre dois mundos: o ensaio de teatro e o país das maravilhas. Adriana Sommacal, que desenvolve dissertação de mestrado sobre o tema, é a diretora da peça, cujo roteiro teve contribuições coletivas e dramaturgia assinada por Jéferson Rachewsky. A iniciativa teve patrocínio da AGCO e financiamento pelo Ministério da Cultura, através da captação realizada via Lei Rouanet.

Desde 2010, o Grupo Signatores - formado por pesquisadores da UFRGS - tem como proposta investigar as possibilidades de criação cênica dos surdos, incentivar a docência e a pesquisa na área teatral e aproximar jovens e adultos do teatro. Além das oficinas de formação, o projeto “Gestos que Falam: Diálogos entre Teatro e Educação” produz peças teatrais, buscando valorizar e difundir as formas de expressão cultural dos surdos entre a sociedade em geral.

Fotos Ricardo Almeida (3)

Grupo Signatores:

Formado em 2010, em Porto Alegre (RS), surgiu do interesse comum dos seus participantes em investigar os processos de construção da linguagem teatral própria da cultura surda. No teatro, o corpo do ator é o seu próprio instrumento artístico e a expressão corporal é um dos meios privilegiados de comunicação com a plateia. Na cultura surda, a expressão corporal vai além de uma forma de comunicação, ela faz parte da construção gramatical da língua dos surdos, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A possibilidade de experimentação na interface da utilização corporal da língua de sinais e da linguagem teatral foi o ponto de partida para a pesquisa do Signatores. Com orientação do professor Sergio Lulkin, a equipe é coordenada por  Adriana de Moura Sommaca, professora/pesquisadora, junto com Augusto Schallenberger e a intérprete de língua brasileira de sinais (Libras), Celina Xavier Neta.

Serviço:

Dias: 22, 23 e 24 de novembro de 2013.

Hora: Sexta, às 15h; sábado e domingo, às 19h

Local: Teatro Bruno Kiefer - 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736).

Entrada franca

Contato com a imprensa: Carol Zatt Assessoria de Imprensa - carolinezatt@gmail.com   (51) 9737-7031

Texto: Asscom CCMQ

Edição: Asscom Sedac

Secretaria da Cultura