Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Governo do Estado realiza missão técnica à província de Shiga, no Japão

Publicação:

O Governo do Estado realiza, a partir desta quarta-feira (03) e até o dia 10 de julho, missão técnica à província de Shiga, no Japão. A viagem é um dos desdobramentos da visita de representantes do estado japonês ao governador Tarso Genro em fevereiro deste ano. O objetivo da missão é o de fortalecer os laços entre o Rio Grande do Sul e Shiga por meio de projetos de cooperação nas áreas do Meio Ambiente, Administração e Recursos Humanos, Educação e Cultura.

Estão previstas visitas ao Museu de Ciência Natural do Lago Biwa, para troca de experiências no tratamento da água; ao Museu de Arte Moderna de Shiga, para conhecimento do panorama cultural da região; ao Departamento de Planejamento e Política do Setor de Recursos Humanos do Governo de Shiga, para introdução ao modelo de gestão e treinamento local; e ao Centro Nacional de Treinamentos em Relações Internacionais e Interculturais (Japan Intercultural Academy of Municipalities - Jiam).

Ainda na pauta da viagem, está o intercâmbio para a modernização de bibliotecas públicas, indústria criativa, produção audiovisual, além do conhecimento do sistema de ensino para filhos de brasileiros no Japão. A comitiva gaúcha irá apresentar as experiências do Governo do Estado em ferramentas de políticas públicas, como o Gabinete Digital e o Sistema Estadual de Cultura.

A missão é integrada pelo secretário adjunto da Cultura, Jéferson Assumção, pelo assessor de Relações Internacionais do Estado Dilmar Bosco Portela, e pelo assessor da Secretaria da Administração e Recursos Humanos Vinicius Baptista Winter.

Cooperação

Rio Grande do Sul e Shiga se tornaram estados-irmãos a partir de acordo de fraternidade firmado em 1980. Em fevereiro de 2013, as relações foram retomadas com a visita ao Estado do diretor de relações internacionais do Departamento de Comércio, Indústria, Turismo e Trabalho de Shiga, Takashi Ozawa. Na ocasião, foi realizada reunião de trabalho sobre projetos de cooperação no Meio Ambiente, Educação, Cultura, Recursos Humanos, Ciência e Tecnologia e Agricultura.

Com uma população de 1,4 milhão de habitantes, atualmente cerca de 9 mil brasileiros residem na província japonesa. Um dos símbolos do convênio de fraternidade é a existência de grandes lagos de importância econômica em ambas regiões, Lago Biwa e Lagoa dos Patos. Além disso, a capacitação e qualificação do quadro funcional através de estágios bilaterais já envolveu mais de 500 servidores gaúchos e japoneses.

Texto: Letícia Kiraly - Edição: Redação Secom

Secretaria da Cultura