Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Governo do Estado inicia obras de modernização do Teatro de Arena

Com investimento de cerca de R$ 200 mil, espaço volta a sediar espetáculos em dezembro

Publicação:

No palco do Teatro de Arena, diversas pessoas formam um semi-círculo. A sala tem paredes pretas e piso de madeira.
Ato simbólico marcou o início das obras de modernização do Teatro de Arena
Por Carlos Hammes/Ascom Sedac

O Teatro de Arena, instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), vai voltar a receber espetáculos após obras de modernização da sua estrutura. Iniciadas nesta quinta-feira (16/10), as intervenções serão realizadas com investimento aproximado de R$ 200 mil do governo do Estado, apoio da Associação de Amigos do Teatro de Arena e fiscalização da Secretaria de Obras Públicas (SOP). 

O projeto prevê pintura, recuperação do piso e de estofados, substituição de portas e modernização da rede elétrica, incluindo a troca de instalações internas, fios, cabos, tomadas e quadros elétricos, além de novos equipamentos de iluminação cênica (mesa de luz e refletores). Considerado um dos palcos mais importantes das artes cênicas gaúchas, o espaço foi inaugurado em 17 de outubro de 1967 e está fechado para espetáculos desde dezembro de 2023. 

Em uma sala de paredes pretas e uma porta vermelha aberta, um homem aparece olhando para uma caixa de energia. Ao fundo, aparecem dois homens do lado de fora da sala.
Secretário-adjunto da Cultura, Fabiam Thomas, acompanhou o início das obras na manhã desta quinta-feira (16/10) - Foto: Solange Brum/Ascom Sedac
Em ato simbólico que marcou o início das obras, o secretário-adjunto da Cultura, Fabiam Thomas, lembrou que o local, no alto do Viaduto Otávio Rocha, no Centro Histórico de Porto Alegre, tornou-se símbolo de resistência e de valorização da arte e da liberdade cultural durante a ditadura militar. “Há 58 anos, esse espaço faz pulsar a cultura. Com as obras de modernização, vamos valorizar essa história, inaugurando um novo momento que permita que o Teatro de Arena, além de espaço de resistência, volte a ser um espaço de existência”, afirmou.

O diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen), Caco Coelho, classificou a obra como um “gesto de atenção e cuidado” com o teatro. Segundo ele, não se trata de uma obra estrutural, mas de “uma adequação necessária para que o teatro volte a ter vida, volte a ser esse instrumento de comunicação com a sociedade, garantindo segurança para trabalhadores e plateia”. O gestor projeta a reabertura do palco para o dia 19 de dezembro deste ano, com a esquete “Os fuzis da senhora Carrar”, de Bertolt Brecht, texto que já foi apresentado ao público no mesmo palco, na década de 1960. 

Coelho também antecipou a previsão de programação para a retomada do Arena. “O objetivo é que os três segmentos representados pelo Ieacen – teatro, dança e circo – sempre estejam presentes, então vamos ter um espaço qualificado para atender as necessidades dos artistas e do público”, anunciou. O diretor informou que o teatro requalificado deve integrar a programação dos projetos Porto Verão Alegre e Palco Giratório Sesc em 2026. 

Secretaria da Cultura