Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Garibaldi: uma cidade de cinema

Publicação:

20140901161250selto.jpg
Selton Mello esteve na cidade em busca de locações para o próximo filme - Foto: Guilherme Bicca

O ator e diretor Selton Mello concedeu entrevista coletiva na última sexta-feira, 29, já no fim de sua passagem pela Serra Gaúcha. Ele esteve em Garibaldi e outras cidades da região buscando locações para seu próximo filme, chamado “O filme da minha vida”. As gravações devem iniciar em 2015.

 

Selton Melo recebeu cerca de dez veículos de comunicação da Serra e falou sobre o novo projeto. O longa conta a história de um jovem professor que vive a transição da adolescência para a vida adulta, enfrentando o drama da partida do pai. O pano de fundo é a Serra Gaúcha da década de 60 e passa pela criação de duas cidades fictícias.

 

As locações envolvem municípios como Garibaldi, Bento Gonçalves, Farroupilha, Antônio Prado, Monte Belo do Sul e Carlos Barbosa. Pela ambientação de época, zonas urbanas serão evitadas. A ideia é aproveitar cenários bucólicos do Vale dos Vinhedos, outras paisagens da zona rural e até estradas férreas da região.

 

Em Garibaldi Mello visitou diversos locais. Entre eles, o Centro Histórico, o Colégio Sagrado Coração de Jesus, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio, a Villa Fitarelli e a comunidade de Marcorama.

 

Além das paisagens da serra, Selton Melo afirma que o filme utilizará os gaúchos em frente às telas, tanto no elenco de apoio e figuração, quanto no elenco principal. E como não será o protagonista, a vaga encontra-se ainda em aberto.

 

Mesmo com as gravações marcadas para o primeiro semestre do próximo ano, o diretor deve retornar ainda em 2014, dessa vez com uma equipe maior para dar sequência ao trabalho de pré-produção. “Acho essa região do sul do Brasil incrível, e pouco explorada pelo cinema brasileiro. São poucos os filmes que retratam esse cenário, que é único. O clima, as pessoas, as paisagens. Eu sempre tive vontade de trabalhar aqui em um projeto como esse”, revela Selton, que não descarta retorno ainda em setembro.

 

O diretor já havia estado na Serra Gaúcha no início deste ano, quando conversou com a secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero, que também coordena a Garibaldi Film Commission. Para Ivane, essa é mais uma oportunidade para o município e a região serem divulgados por meio da produção cinematográfica. “Estamos muito satisfeitos e nos honra a visita de um profissional como Selton Mello, que se encantou com o que conheceu por aqui. Por isso a importância de termos film commissionsestruturadas e organizadas para receber as produções”, ressalta.

Garibaldi Film Commission

A organização tem por objetivo captar produções audiovisuais, nacionais e estrangeiras, de todos os formatos e conteúdo para o município. De cunho privado ou não, uma film commission colabora gratuitamente com empresas e profissionais do setor cinematográfico, incrementando a economia e o turismo local e, em muitos casos, age como uma ferramenta de marketing para o território que representa.

Fonte: Secretaria de Turismo/Garibaldi 

Secretaria da Cultura