Freud e os escritores encena encontro entre pai da psicanálise e Anaïs Nin
Publicação:
Na próxima terça-feira (16 de julho) ocorre mais uma edição do projeto Freud e os escritores, no Theatro São Pedro (20h), que tem como foco o universo feminino. A apresentação traz ao palco o encontro entre Sigmund Freud e a escritora francesa Anaïs Nin (1903/1977). A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados na bilheteria no TSP.
Anaïs Nin foi analisanda e amiga do psicanalista austríaco Otto Rank – discípulo de Freud. O estilo intimista da escritora revela nuances da condição feminina. E sua amizade com o dramaturgo Antonin Artaud e com escritor Henry Miller, além de outros intelectuais, contribuiu para a difusão da psicanálise da no cenário cultural da época, na primeira metade do século XX.
Freud e os escritores - Ressonâncias Atemporais é um projeto que integra psicanálise, literatura, arte e dramaturgia. Encontros ficcionais baseados na vida, obra e contexto sócio-histórico (trans)criam importantes momentos da relação transferencial recíproca entre Sigmund Freud e as escritoras “convidadas”, através de um trabalho de pesquisa transdisciplinar. A proposta de eixo temático a ser desenvolvido na edição 2013 gira em torno das questões relacionadas ao universo feminino.
Ficha Técnica:
Coordenação: Lenira Fleck
Autoria dos textos: Lenira Fleck e Liana Timm
Direção: Graça Nunes
Intérpretes: Janaína Pelizzon, Lenira Fleck e Liana Timm
Realização: Associação Psicanalítica de Porto Alegre - Theatro São Pedro/Território das Artes
Próximos encontros:
Freud & Hannah Arendt (24 de setembro)
Freud & Simone de Beauvoir (19 de novembro)
Serviço:
O que: Freud e os Escritores
Quando: 16 de julho (terça-feira), às 20h
Onde: Foyer Nobre do Theatro São Pedro
Gratuito
Texto: Mariângela Machado - Asscom TSP