Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Frantz - FRANTZ: O Ateliê como Pintura

Publicação:

O artista plástico gaúcho Antônio Augusto Frantz Soares nasceu em Rio Pardo, em 1963. Desenhista, pintor e gravador, mudou-se para Porto Alegre na década de 1970. Na cidade, montou ateliê, onde lecionava pintura. Estudou com Paulo Porcello e Danúbio Gonçalves em 1981. No ano seguinte, participou do Salão do Jovem Artista, em Porto Alegre, e recebeu Menção Honrosa; ainda em 1982, realizou exposição individual no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs). Em 2001, durante as aulas, deixa uma lona no chão, de modo que a tinta que escorre dos quadros seus e dos alunos caia nela. Estas lonas são aproveitadas pelo artista para a exposição individual Pinturas Não Realizadas, na Galeria Bolsa de Arte em Porto Alegre.

O artista se interessa por tudo que é considerado sujeira em um ateliê: pegadas, tinta derramada, manchas, borras. Seu trabalho consiste em descobrir pinturas nas sobras do fazer artístico de outros artistas.

Entre agosto e setembro de 2011, o artista expôs FRANTZ: O Ateliê como Pintura, no Museu de Arte Contemporânea do RS, na galeria Xico Stockinger, com curadoria de Paula Ramos.

Secretaria da Cultura