Filmagens de O Tempo e o Vento se encerram em Pelotas
Publicação:
Nesta terça-feira, 3, a equipe de O Tempo e o Vento, longa-metragem dirigido por Jayme Monjardim, finaliza as filmagens em Pelotas e na quarta-feira, 4, segue para Bagé, onde ficará até 22 de maio. Após esta data, a última etapa será realizada nos estúdios do Polo Cinematográfico de Paulínia, interior de São Paulo. Desde início das filmagens, em 26 de março, foram aproximadamente 96 horas de trabalho no set localizado no sobrado da Charqueada da Costa, às margens do Arroio Pelotas.
Foram filmadas todas as cenas protagonizadas por Fernanda Montenegro, que interpreta Bibiana aos 89 anos. Contracenaram com a atriz Thiago Lacerda, que encena capitão Rodrigo, Kaic Crescente, que atua como Rodrigo Cambará, bisneto de Bibiana; e Vanessa Lóes, como Maria Valéria. Também foram rodadas sequências protagonizadas por Marjorie Estiano, como a jovem Bibiana; Rafael Cardoso, como Florêncio; Igor Rickli, como Bolívar; Marat Descartes, como Licurgo; Mayana Moura, como Luzia; e Miguel Ramos, como Fandango.
Em Bagé, serão feitas as cenas de Pedro Missioneiro, Ana Terra e as sequências do início e do desenvolvimento da cidade de Santa Fé, passando pela chegada de Capitão Rodrigo, seu casamento com Bibiana e demais acontecimentos que permeiam essa história que se desenrola ao longo de 150 anos. Entre as cenas rodadas no campo estão o rancho da família Terra, o amor de Ana Terra e Pedro Missioneiro e batalhas de guerra. As tomadas na cidade cenográfica mostrarão a evolução da cidade desde a chegada de Ana Terra e seu filho, Pedro Terra, até os acontecimentos que levaram ao cerco ao sobrado dos Terra Cambará, em 1893, cerca de 100 anos depois.
Produzido pela Nexus Cinema e Vídeo, O Tempo e o Vento é uma adaptação livre da obra O Continente (1949), do escritor gaúcho Erico Verissimo, primeira parte da trilogia de ficção sobre a formação do povo gaúcho. O roteiro tem a assinatura do escritor e cineasta Tabajara Ruas e da escritora Letícia Wierzchowski, que trabalhou com Monjardim quando teve seu romance A Casa das Sete Mulheres adaptado por Maria Adelaide Amaral para a minissérie da TV Globo (2003).
A previsão de estreia nos cinema é para 2013. Seis meses depois de exibido nas salas de cinema, o filme será adaptado e apresentado pela TV Globo como microssérie em quatro capítulos.
Fonte: Coletiva.net