Festival Internacional de Cinema oferece aulas magnas, workshops e sessões comentadas com entrada franca
Publicação:
De 4 a 11 de junho Porto Alegre sedia o 9º Festival Internacional de Cinema do RS, que traz importantes e premiados títulos da cinematografia nacional e internacional, numa iniciativa da Panda Filmes, que desde 2004 vem promovendo o evento, antes conhecido como Festival de Verão do RS de Cinema Internacional, quando era restrito a esta estação. Realizadas na Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736), as atividades paralelas às sessões de cinema reúnem convidados renomados por atuarem em diferentes etapas da produção cinematográfica, em debates, aulas magnas e workshops (Salas C2 ou A2B2) e sessões comentadas (Cinemteca Paulo Amorim), todos gratuitos. As vagas são sujeitas à lotação das salas e as inscrições, efetuadas através do e-mail festinternacionalcinemars@gmail.com.
A plateia de cinéfilos, estudantes da área e da crítica de Porto Alegre, região metropolitana e interior poderão conferir as ações, que visam estimular a reflexão sobre a produção contemporânea e o processo de democratização do acesso aos bens culturais. Nesse ano, entre os convidados estão o diretor e roteirista Sergio Bianchi, de Jogo das Decapitações; Paulo Nascimento, diretor, roteirista do filme A Oeste do Fim do Mundo, Kiko Goifman, diretor e corroteirista do longa Periscópio, e Santiago Loza, diretor e roteirista deLa Paz, que serão parte central das atividades normativas. O festival tem contribuído para recolocar o Rio Grande do Sul no circuito dos festivais e mostras internacionais que são realizados anualmente no Brasil, cujas referências são a Mostra Internacional de São Paulo, o Festival do Rio de Janeiro e o FIC, de Brasília.
PROGRAMAÇÃO:
Workshop de Direção de Fotografia
06 junho (sexta), das 10h às 12h ou das 14h às 18h - Sala C2
Com Pedro Rocha: jornalista (UFSM), trabalha como diretor de fotografia. É associado à Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) e expert em vídeo digital e alta definição. Em 2004, dirigiu o documentário ?Que Letra é Essa?? e arrebatou o Troféu Cineclub do Movimento Cineclubista Brasileiro. Recentemente, operou de câmera na série The Amazing Race e Negalora, da cantora Claudia Leite.
Aula Magna de Roteiro
07 junho (sábado), das 14h às 18h - Sala C2
Com Cristiane Oliveira e Gustavo Galvão.
Ela nasceu em 1979 e é formada em Publicidade pela Famecos/PUC, atuando como coordenadora da produtora Clube Silêncio, de 2005 a 2007, período em que foram realizados os longas Ainda Orangotandos, de Gustavo Spolidoro e Cão Sem Dono, de Beto Brant e Renato Ciasca, além de curtas e telefilmes. É diretora dos curtas Messalina (2004) e Hóspedes (2008). De 2008 a 2011 esteve à frente da Coordenação Executiva do Programa ANIMATV, coordenando a produção de 17 projetos de séries e duas séries de animação.
Ele é jornalista (UNB), atua como diretor, produtor, roteirista e curador de mostras de cinema. Assina produção, direção e roteiro do longa Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa (2013), selecionado pelos curadores do Festival de Cannes e da Quinzena dos Realizadores para projeção no programa Encontros com o Cinema Brasileiro, promovido pela ANCINE.
Workshop de Trilha Sonora
08 junho (domingo), das 10h às 12h ou das 14h às 18h - C2
Com Everton Rodrigues - Compositor e produtor de trilhas sonoras de cinema. Com 4 longas e mais de 20 curtas e documentários, é conhecido pelo uso da música eletrônica e erudita em seus trabalhos. Dividindo-se entre o cinema, a TV e, eventualmente, o teatro, carrega uma bagagem de anos de estudo em trilhas sonoras e técnicas de orquestração.
Aula Magna Projetos Especiais
09 junho (segunda), das 14h às 18h - Sala A2B2
Com Beto Rodrigues e Tanize Cardoso.
Ele é produtor executivo e sócio-fundador da Panda Filmes, atua como professor universitário há mais de 10 anos e atualmente leciona no CRAV da UNISINOS. Na década de 1990, participou de várias produções como produtor, diretor e roteirista. Nos anos 2000, atuou genuinamente como produtor executivo e produtor associado de grandes produções, como O Tempo e O Vento de Jayme Monjardim.
Ela cursou Administração (Ulbra), Contabilidade (Unisinos) e Direito (Unisc), integra a equipe administrativa e o setor de projetos da Panda Filmes. Participou como controller do 8º Festival de Verão de Cinema Internacional do RS, 8ª e 9ª Seleção de Filmes e da série Oxigênio. Finalizou a prestação de contas dos longas A Casa Elétrica, Insônia e Corpos Celestes.
Workshop de Direção de Arte
10 e 11 junho (terça e quarta) - das 10h às 12h ou das 14h às 18h - Sala A2B2
Com Daniel Cappi
Sessões Comentadas - Cinemateca Paulo Amorim/CCMQ - 04 junho (quarta) - 21h30min
- 06 junho (sexta) - 19h30min
Jogo das Decapitações, com Sérgio Bianchi - diretor e roteirista radicado em São Paulo desde 1968, é autor de uma obra provocativa e polêmica, quase sempre selecionado para festivais de cinema, como Berlim e Toronto. Formou-se em cinema pela Escola de Comunicações e Artes de São Paulo, onde realizou seus primeiros curtas-metragens, Omnibus e Segunda Besta. Participa ativamente de seus filmes, sendo grande maioria produzido e roteirizado por ele.
- 07 junho (sábado) - 19h30min
Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa , com Gustavo Galvão - jornalista (UNB), atua como diretor, produtor, roteirista e curador de mostras de cinema. Assina produção, direção e roteiro do longa Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa (2013), selecionado pelos curadores do Festival de Cannes e da Quinzena dos Realizadores para projeção no programa Encontros com o Cinema Brasileiro, promovido pela ANCINE.
- 08 junho (domingo) - 19h30min
La Paz, com Santiago Loza ? roteirista e diretor argentino, dirigiu os longas Extraño (2003), Los labios (2010) e La Paz (2013). Estudou na Escola Municipal de Artes Dramáticas (ENERC) e também atua como assistente de direção. Los Labios arrebatou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes.
- 10 junho (quarta) - 19h30min
Periscópio, com Kiko Goifman - diretor e roteirista nascido em Belo Horizonte em 1968, formou-se em Arte e Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem mestrado em Multimeios pela Universidade de Campinas. Teve obras expostas nas bienais de São Paulo e do Mercosul. Dirigiu vários curtas e médias-metragens e os longas 33 (2003) e Filmefobia.
- 11 junho (quinta) - 19h30min
A Oeste do Fim do Mundo, com Paulo Nascimento - diretor e roteirista, realizou mais de cem filmes publicitários e institucionais, vídeocliples e DVDs (Ney Matogrosso Interpreta Cartola e Chitãozinho e Xororó em Garibaldi). Dirigiu as minisséries A Hora do Louva-a-Deus e Segredo (veiculada pela RTP, de Portugal), e os curtas Dedos de Pianista e O Chapéu. Dirigiu os filmes A Casa Verde, Em Teu Nome, Valsa para Bruno Stein, Diário de um Novo Mundo.