Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Festival El Mapa de Todos tem apoio da Secretaria da Cultura

Publicação:

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) sediará de 05 a 08 de novembro os debates, palestras e mostras do Festival El Mapa de Todos, projeto voltado à integração iberoamericaca nas áreas da música e cultura digital, que prevê shows no Opinião nos dias 06, 07 e 08. Com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e curadoria, produção e coordenação geral de Fernando Rosa, Sylvie Piccolotto e Pablo Hierro, o evento tem patrocínio da Petrobrás, por meio da Lei Rouanet. As atividades desenvolvidas na CCMQ têm entrada franca e não necessitam inscrição prévia.

O evento conta com o seminário Integração pela Música, com participantes renomados, que promove o debate sobre circulação, capacitação e mídia digital. Direcionado a artistas, produtores, músicos e público em geral. Entre os painelistas está a jornalista e historiadora Rosana Bond, autora do livro A história dos caminhos de Paebiru, que na ocasião lançará o segundo volume da obra, acerca das trilhas de cerca de 4 mil km que uniam a América do Sul pré-colombiana, do Rio Grande do Sul ao Peru.

Está prevista a exibição do documentário Nas paredes da pedra encantada, do produtor e jornalista Cristiano Bastos e do diretor Leonardo Bonfim, sobre o disco Paebiru - O caminho da Montanha do Sol, de Lula Côrtes e Zé Ramalho, clássico da psicodelia nacional e mundial.

O secretário Adjunto da Cultura do RS, Jéferson Assumção, tematizará Bacias Culturais, pontos de integração e conexão das fronteiras do Brasil com os países vizinhos, do que são exemplos o pampa gaúcho e a região da selva amazônica no Acre e do Peru Oriental. Juan Manuel Real, do Instituto Cervantes de Porto Alegre, palestrará sobre a Movida Madrileña, o mais importante movimento social e cultural da Espanha Moderna.

O mexicano Gerardo Rosado, do selo Intolerancia Records, organizador do palco Carpa Intolerante no festival Vive Latino, da Ciudad del México - mais importante evento mundial da música em espanhol - vai falar sobre a experiência de montar um selo e uma curadoria de festival voltados para a integração nos tempos atuais. Sobre o mesmo tema, o diretor do Instituto Estadual de Música (IEM), Santiago Neto, abordará Plataforma Estadual de Música, iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura para promover a circulação no estado.

Além disso, autoridades públicas e jornalistas participarão de painéis sobre o papel do Poder Público e das mídias sociais, em especial, na promoção da integração e superação das dificuldades que impedem um maior intercâmbio cultural e musical na região iberoamericana.

Programação:

05 de novembro (segunda-feira) - Mezanino da CCMQ

19h às 21h - Palestra com Rosana Bond, autora do livro História do Caminho de Peabiru

06 de novembro (terça-feira) - Discoteca Pública Natho Henn (4º andar da CCMQ)

14h - Palestra 30 Anos da Movida Madrileña, com Juan Manuel Real, do Instituto Cervantes de Porto Alegre

16h - Debate Bacias Culturais, com o secretário Adjunto da Cultura do RS, Jéferson Assumção; Carlos Nevado, do Centro Peruano de Porto Alegre e o professor de Sociologia da Unipampa (curso de Sociologia do Rock), César Beras

07 de novembro (quarta-feira) - Discoteca Pública Natho Henn (4º andar da CCMQ)

14h - Debate Circulação Musical, com Gerardo Rosado, da Intolerância Records e Palco Carpa Intolerante/Vive Latino (México); Santiago Neto, do Instituto Estadual de Música (IEM) e Plataforma RS de Festivais Independentes; Amanda Rodrigues, da Petrobrás; Alexandre Alemão Lopes, da Opinião Produtora e Pámela Leme, da Agência Alavanca (SP)

16h - Debate Mídia & Integração, com Marcelo Costa, do Portal Scream & Yell (SP); Cláudio Kleiman, da Revista Rolling Stone (Argentina); Pedro Só, da Revista Billboard (RJ) e Christian Pancho Santos, da Rádio Ipanema (RS)

08 de novembro (quinta-feira) - Discoteca Pública Natho Henn - 4º andar da CCMQ)

14h - Exposição e documentário Nas Paredes da Pedra Encantada, do produtor e jornalista Cristiano Bastos e do cineasta Leonardo Bomfim

Outras informações e a programação do festival no link http://www.facebook.com/elmapadetodos

Texto: Asscom Sedac

Secretaria da Cultura