Felipe Karasek lança livro sobre Nietzsche ao som de composições musicais do filósofo
Publicação:

O Theatro São Pedro, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Cultural (IDC), convida para o lançamento do primeiro livro do professor Felipe Szyszka Karasek, Uma filosofia da dor: a sabedoria trágica no jovem Nietzsche, dia 21 de março (quinta-feira), às 20h, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro. Na ocasião, além da sessão de autógrafos, o autor aborda a tese geral do livro, tópicos da filosofia moderna e debate com o público o pensamento de Friedrich Nietzsche (1840/1900).
O evento conta ainda com a apresentação musical de cinco composições de Nietzsche, com arranjos e regência do maestro Ronel Alberti da Rosa (Doutor em Filosofia) - presença confirmada também no debate - e participação de Carlos Rodrigues (barítono) e Maria Benincá (piano): Verwelkt, Ständchen, Heldenklage, Ermanarich e Ungewitter. O filósofo alemão amava a música e chegou a declarar que a vida sem música é um erro. Na juventude aprendeu piano e se familiarizou com a música de Richard Wagner. Além de ouvir e executar músicas ao piano, Nietzsche criou diversas composições.
No texto de apresentação do livro de Karasek, Nythamar de Oliveira, professor do curso de Filosofia da PUCRS, Pesquisador do CNPq, Coordenador do Centro Brasileiro de Pesquisas em Democracia, destaca aspectos da obra:
Nesta bela e original obra, o Professor Felipe Szyszka Karasek nos oferece uma filosofia da dor à luz da sabedoria trágica no jovem Friedrich Nietzsche. Além de ser uma inestimável contribuição para a Nietzsche-Forschung e para as pesquisas em teorias da tragédia, notadamente empreendidas pela filosofia da arte, estética e estudos do helenismo, o trabalho de Karasek se revela inovador pela sua apresentação da sabedoria trágica de Nietzsche em contraposição ao pessimismo de Schopenhauer, configurando uma filosofia da dor que afirma a vida em sua plenitude de contradições. A vida, assim concebida, encerra em seu pleno devir natural a dor, o sofrimento e a morte, de forma que o sentido trágico da existência humana não seja redutível a uma negação - deliberada, involuntária ou por mais sutil que seja -, do próprio querer viver. [...].
Sobre o autor:
Felipe Szyszka Karasek é professor de Filosofia Moderna e Contemporânea, Doutorando e Mestre em Filosofia pela PUCRS. Suas principais pesquisas são a respeito da filosofia de Friedrich W. Nietzsche, Filosofia Social e Comunicação, Filosofia e Literatura, Estética e Filosofia das Artes, Filosofia e Educação.
Serviço:
O que: Lançamento do livro de Felipe Karasek
Onde: Foyer Nobre do Theatro São Pedro
Quando: 21 de março (quinta-feira)
Que horas: 20h
Entrada Franca
Texto: Asscom Theatro São Pedro
Edição: Asscom Sedac