Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Felipe Azevedo é o convidado do Projeto Conversas com o Compositor

Publicação:

felipe-azevedo.jpg
Apresentação ocorre na quinta-feira (26) Foto: Divulgação

A Discoteca Pública Natho Henn realiza a primeira edição do Projeto Conversas com o Compositor em 2012, no dia 26 de abril (quinta-feira), às 19h30min, no Auditório Luís Cosme, no 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana.

O convidado é o músico Felipe Azevedo, que falará sobre sua carreira, numa conversa informal com o público, além de tocar e cantar nove canções, com a presença de artistas convidados. A entrada é gratuita.

Repertório

Integram o programa o solo A Janela Entreaberta e, ao violão, Tema para um Compasso de Espera, com Deisi Coccaro (voz); Litham e Maracaxá, ambas com Ayres Potthoff na flauta transversal. A seguir vem Canção Tupy, com Deisi Coccaro(voz) e Fernando Mattos (teorba); Choro de Dedos, com Fernanda Krüger (violão) e Rodrigo Carraro (flauta transversal); Fazendo Hora, com Fernando Fleck (violão) e Rodrigo Carraro (flauta transversal) e O Fio da Emoção - Duo Acorda, com Martin Haugg (violão), Birgitte Straernes (violino) e Ayres Potthoff (flauta transversal).

O encerramento será com Balagulá, Xibimba, com o músico no violão e voz, Deisi Coccaro como soprano, Fernanda Krüger e Fernando Fleck nos violões e Rodrigo Carraro na flauta transversa, com participações especiais de Ayres Potthoff (flauta), Duo Acorda - Martin Haug (violão) e Birgitte Staernes (violino) e também Fernando Mattos (teorba).

O músico

Compositor, violonista,  educador musical e ensaísta, Felipe Azevedo ganhou cinco Prêmios Açorianos e teve premiações em festivais locais e nacionais. Criou trilhas sonoras para os espetáculos de dança Lixo, Lixo Severino (2002) e A Casa (2007); em televisão e cinema, para os documentários Qui fait quoi '(França/2033) e Aos Grandes Mestres (2010), sobre o artista plástico Danúbio Gonçalves, dentre outros.

Mestrando em Letras (UFRGS), é especialista em Pedagogia da Arte (UFRGS) e possui Licenciatura em Música (Centro Metodista/PA) e Letras (PUC).

Já dividiu palco com Guinga, Hermeto Pascoal, Lula Galvão, Paulo Sérgio Santos, Ayres Potthoff, Olivier Forel (Suíça), Celia Linde (Suécia), Duo Acorda (Noruega) - (Martin Haug e Birgitte Staernes), Gastón Rodriguez (Uruguai), Damián Gularte (Uruguai) e Expresso 25 dentre outros.

Suas letras já foram interpretadas por Monica Salmaso, Ângela Jobim, Adriana Marques e Simone Rasslan, entre outros artistas e, em 2003, fez turnê pela Suíça divulgando seu 2º álbum, Identidades (2002), com o acordeonista suíço Olivier Forel, num total de 80 concertos entre Brasil e Europa.

Com três álbuns gravados – Cimbalê (1998), Identidades (2002) e Percussìvé (2007) - em 2011 apresentou na Noruega em formato duo, violão com flauta, com o músico Ayres Potthoff, estreando internacionalmente sua Microsuíte Litham e pré-lançando seu quarto e mais recente álbum Tamburilando Cancoes, projeto multimídia que agrega além do Cd físico, um hot site interativo e a publicação de livro. Atualmente está em processo de divulgação deste trabalho, com relançamento previsto para julho deste ano, em um intercambio cultural entre Brasil e Uruguai.

 

Projeto Conversas com o Compositor com Felipe Azevedo

Dia: 26 de abril (quinta-feira)

Hora: 19h30min

Local: Auditório Luís Cosme – 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736)

Entrada Franca

 

Texto: Vera Pinto

Edição: Asscom Sedac

Secretaria da Cultura