Farroupilha lançará novo roteiro turístico durante o Festuris

20141014164052salto-ventoso.jpg
Salto Ventoso é uma das atrações do município - Foto: Assessoria de Comunicação/Farroupilha

Além de ser a principal plataforma de negócios para o turismo da América Latina, o Festuris Gramado também propicia a destinos e empresas, a oportunidade de apresentar seus novos serviços a um público profissional e com poder de decisão. Em 2014, um dos lançamentos que ocorrerão no evento, será o roteiro “Farroupilha – Histórias e Memórias”, no dia 7 de novembro, às 16 horas, na sala de coletivas do evento.

O município de Farroupilha está trabalhando juntamente com a Atuaserra no lançamento deste novo caminho turístico. O roteiro proporcionará ao visitante a contemplação de elementos que contam a história da colonização italiana, germânica e austríaca presentes na região. Os atrativos vão desde os históricos ate os naturais, como a reconhecida cascata do Salto Ventoso, que serviu de cenário para diversos filmes.

Também estão incluídas nos roteiros, pequenas vinícolas, agroindústrias familiares, produção orgânica, artesanato e gastronomia típica gaúcha, as quais permitem ao visitante sentir-se integrante dos costumes e hábitos locais. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Farroupilha, o evento é o melhor local para este lançamento: “Pela sua importância e expressividade no segmento, gostaríamos de lançarmos o roteiro durante o Festuris”, ressalta.

O roteiro possui forte apelo ao resgate histórico, uma vez que a localidade de Desvio Blauth despontou na década de 30 como a 1ª Estação de Veraneio do Estado do RS. Nesta época, devido às dificuldades de se chegar ao litoral, os veranistas deslocavam-se pelas estradas de ferro cuja parada para abastecimento acontecia na estação Desvio Blauth, rico em mananciais de água doce, natureza preservada e produtos coloniais.

O roteiro encontra-se em fase de finalização para lançamento ao mercado. São parceiros deste planejamento, a Associação de Turismo Serra Gaúcha – Atuaserra, o SHRBS, o COMTUR e Prefeitura Municipal.

Confira os empreendimentos que fazem parte do roteiro:

Cascata Salto Ventoso – queda d’água de cerca de 60 metros de altura caindo em frente a uma gruta de 200 metros de comprimento;

Adega Chesini – vinícola que oferece ao turista ampla linha de produtos com sua estrutura voltada ao enoturismo e visitação a cantina e pipas que abrigaram a produção de vinhos na década de 60;

Cave Antiga – vinícola com produtos reconhecidos pela excelência de qualidade em concursos nacionais e internacionais. Situa-se em um conjunto predial construído em 1948;

De Cesaro – elabora vinhos e sucos orgânicos;

Estação Café Blauth – espaço tranquilo entre a natureza, com música, arte, fotografia e história. No cardápio cerveja artesanal, café gelado e um bom expresso;

Agroindústria Puro Sabor do Interior – agroindústria familiar, conta com uma diversa linha de produtos como queijos tradicionais e temperados, doces de leite e iogurtes e visitação à propriedade;

Pague e Pesque Mützemberg – seus lagos originários da antiga usina de produção de energia elétrica, que abastecia todo o vilarejo até a década de 60, hoje abrigam os equipamentos para camping, churrasqueiras, jogos de futebol, caminhadas e a pesca esportiva;

Ferraria Rigatti – movida por uma roda d’água, a antiga Ferraria de 1897, mostra aos visitantes o processo de desenvolvimento pelo qual passou a metalurgia;

Atelier Marinês Busetti – em um chalé da década de 30, o atelier de xilogravura resgata a técnica milenar de gravar a madeira para posteriormente a imagem gravada ser impressa sobre o papel;

Armazém da Arte – grande variedade de produtos confeccionados de maneira artesanal;

Blauth Bier Microcervejaria – em breve – o objetivo é criar um local que remeta seus frequentadores a uma viagem nostálgica, cheia de sabor e bem estar.

Fonte: Assessoria de Imprensa FESTURIS