Giba Giba ecoa seu tambor na Casa de Cultura Mario Quintana
Publicação:

A parceria entre o Instituto Estadual de Música (IEM) e o Museu Julio de Castilhos (MJC), ambos instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), e Sandra Narcizo, produtora de Giba Giba (MS2 Produtora), leva à Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) peças do acervo do músico e do militante incansável pela cultura negra, que se integra à história do próprio sopapo, enquanto elemento simbólico da cultura afro-gaúcha e pelotense.
Giba Giba, cantor, compositor, percussionista e ativista cultural brasileiro, tem seu protagonismo na defesa da cultura africana e será a marca da exposição em sua homenagem, que acontece na Casa de Cultura Mario Quintana, nesta sexta-feira (18).
São elementos icônicos da exposição o sopapo do músico, cadernos com as letras de suas músicas, itens de figurino e fotografias do Cabobu – Festa dos Tambores, idealizada por Giba Giba.
Complementa a imersão, um vídeo inédito do filho de Giba Giba, Eduardo do Nascimento, em que toca o sopapo do pai.
Os visitantes poderão, ainda, tocar sopapo e entender o poder e a sinergia com a África que o instrumento possui.
Às 17h ocorre a concentração para o cortejo da Rua dos Cataventos, na Casa de Cultura Mario Quintana, até o 4º andar, espaço da montagem da exposição, onde haverá um pocket show de Edu do Nascimento e Banda.
Serviço:
Exposição Giba-Giba - O Guardião do Sopapo
Data: Abertura no dia 18 de novembro, às 19h
Visitação: terças a domingos, das 9h às 17h
Onde: Casa de Cultura Mario Quintana - Rua dos Andradas, 736. Porto Alegre
Entrada Franca