Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Especialista em música barroca rege a Ospa

Publicação:

luis-otavio-santos-credito-divulgacao.jpg
Luis Otávio Santos Foto: Divulgação

Na próxima terça-feira (14), às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) se apresenta sob a regência do violinista e maestro mineiro Luis Otávio Santos. Ele é um dos principais especialistas brasileiros no repertório barroco. Para atuar sob a direção dele, a Ospa destaca dois solistas locais: a soprano Cintia de los Santos e o violista Cosmas Grieneisen. O 14º Concerto Oficial da orquestra será na Igreja Nossa Senhora das Dores (Riachuelo, 630, Centro, Porto Alegre-RS), com entrada franca.

Luis Otávio Santos é diretor artístico do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora e coordena o Núcleo de Música Antiga da Escola de Música do Estado de São Paulo, primeiro curso regular dedicado a essa área no Brasil. Desenvolve intensa carreira na Europa e, em 2005, um de seus CDs ganhou o Diapason d’Or, uma das mais importantes premiações de discos na França. À frente da Ospa, ele vai apresentar um programa com obras de Johann Sebastian Bach (1685-1750), Georg Philipp Telemann (1681-1767), Antonio Vivaldi (1678-1741) e George Frideric Handel (1685-1759).

Cosmas Grieneisen é violista da Ospa e, neste concerto, será o solista do Concerto para viola, de Telemann. A obra foi escrita entre 1716 e 1721, quando o compositor residia em Frankfurt, onde ocupava o posto de Diretor Musical da Cidade e Mestre-Capelão de duas igrejas. Provavelmente a composição tenha sido feita para um dos concertos semanais que ele era encarregado de organizar para uma sociedade particular, de famílias abastadas da elite social, à qual ele pertencia.

A soprano Cintia de los Santos interpretará Salve Regina, de Vivaldi. Não há informações suficientes para estabelecer o ano de composição desta obra, mas os indícios sugerem que ela pertence ao primeiro período das composições sacras vocais do compositor, entre 1713 e 1717. Trata-se de uma antífona, escrita para o coro do Ospedale della Pietà, instituição filantrópica mantida pela república de Veneza, que atendia meninas órfãs ou carentes, onde Vivaldi trabalhou durante grande parte de sua vida.

A Suíte Orquestral nº 3, de Bach, e Música Aquática, de Handel, completam o repertório do 14º Concerto Oficial.

 

Cintia de los Santos - soprano

A cantora gaúcha é preparadora vocal do Coral da Ufrgs e do projeto Meninas Cantoras do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música com habilitação em Piano pela Ufrgs, foi professora de canto na Escola Internacional de Pequim (ISB) e no Conservatório Tradicional de Música (Beijing Conservatory), na China. Protagonizou, no papel de Susanna, montagem da ópera As Bodas de Fígaro pela Companhia de Ópera do Mississippi, como aluna bolsista da University of Southern Mississippi, em 2008. Atua ativamente como recitalista e solista. Em 2011 estreou, com o Coral da Ufrgs, a Missa Jônica, do compositor Dimitri Cervo. No mesmo ano, foi semifinalista do importante Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão. Mantém seu aperfeiçoamento de técnica vocal com o barítono Carlos Rodriguez em Porto Alegre.

 

Cosmas Grieneisen – violista

Integra a Ospa desde 2004. Nasceu em Boston, nos Estados Unidos, onde iniciou sua formação musical com o violino aos sete anos de idade. Logo optou pela viola. Transferiu-se para Porto Alegre em 1991. Aqui passou a ter aulas de viola com Hella Frank no curso bacharelado de Música da Ufrgs. Em 1994, foi à Alemanha estudar música na Escola Superior de Música Franz Liszt, em Weimar. Lá concluiu o curso superior em viola. Paralelamente cursou musicologia com especialização em regência, além de participar ativamente em masterclasses e festivais internacionais de música, realizando várias turnês de música de câmara pela Europa e gravações em CD. Além de também atuar como músico convidado em outras orquestras alemãs, foi professor de viola e violino na Comenius Musikschule, em Waiblingen, e regente da orquestra de sopros CVJM Schnait.

 

Luis Otávio Santos - maestro

Nascido em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 1972, Luis Otávio Santos é formado em violino barroco pelo Conservatório Real de Haia, na Holanda, e doutor em Música pela Unicamp. Atua como diretor artístico do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, onde dirige a Orquestra Barroca, que já gravou doze CDs, com registros de referência inéditos no Brasil. Foi fundador e hoje coordena o Núcleo de Música Antiga da Escola de Música do Estado de São Paulo, onde leciona também violino barroco. Mantém atividade como regente junto a orquestras brasileiras como a Camerata Antiqua de Curitiba e a Orquestra Sinfônica da USP.

Desde 1992 desenvolve intensa carreira na Europa, como líder e solista de eminentes grupos de música antiga, tais como La Petite Bande (Bélgica), Ricercar Consort (Bélgica) e Le Concert Français (França). Foi professor na Escola de Música de Fiesole, em Florença (de1997 a 2001), e no Conservatório Real de Bruxelas (de 1998 a 2005).

Na sua discografia europeia destacam-se a integral das sonatas para violino de Johann Sebastian Bach, para o selo holandês Brilliant; As Quatro Estações, de Antonio Vivaldi, com La Petite Bande, para o selo belga Accent, e as sonatas para violino de Jean-Marie Leclair, para o selo alemão Ramée. Este último CD foi agraciado com o prêmio Diapason d’Or, na França, em 2005.

Em 2007 recebeu o título de comendador da Ordem do Mérito Cultural, concedido pelo Ministério da Cultura, em reconhecimento ao seu trabalho em prol do desenvolvimento da cultura no Brasil. Foi eleito pela revista Época como um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2011.

 

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os concertos da Temporada 2012 são patrocinados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Vonpar, Ipiranga, Gerdau, Souza Cruz e Brasília Guaíba. A realização é da Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Serviço:

O que: 14º Concerto Oficial da Ospa

Quando: 14 de agosto (terça-feira), às 20h30

Onde: Igreja Nossa Senhora das Dores - Rua Riachuelo, 630 - Porto Alegre

Entrada franca

 

Texto: Ana Laura Freitas

Edição: Asscom Sedac

Secretaria da Cultura