Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Curso aborda papel estratégico dos Conselhos Municipais de Cultura no Rio Grande do Sul

Formação on-line discute participação democrática e sustentabilidade das políticas culturais nos municípios gaúchos

Publicação:

Imagem com fundo claro e formas geométricas coloridas em tons de lilás, amarelo e verde. No topo, uma faixa azul contém o texto: “Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultural”. Abaixo, uma faixa amarela comporta o título em preto: “Conselhos Municipais de Cultura: Participação, Democracia e Sustentabilidade das Políticas Culturais”. Abaixo, uma faixa verde detalha datas e horários das aulas: “8, 9 e 10 de dezembro, das 19h às 21h”. Logo abaixo, a frase “link na bio”. No rodapé estão três logotipos: Sistema Estadual de Cultura RS, Pró-Cultura e Secretaria da Cultura.
O objetivo do curso é apresentar e discutir a importância dos Conselhos Municipais na formulação de políticas públicas culturais

A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Sistema Estadual de Cultura (SEC), realiza, nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, o curso “Conselhos Municipais de Cultura: Participação, Democracia e Sustentabilidade das Políticas Culturais”. A qualificação, com formato síncrono on-line, é destinada a gestores públicos e conselheiros municipais de políticas culturais, representantes da sociedade civil, estudantes e pesquisadores da área cultural. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até domingo (7/12), às 18h, por meio do formulário eletrônico disponível no link.

O objetivo do curso é apresentar e discutir a importância dos Conselhos Municipais na formulação de políticas públicas culturais democráticas, sustentáveis e participativas, considerando a realidade de municípios de diferentes portes. Com carga horária de 6 horas, as aulas ocorrerão das 19h às 21h, abordando temas como definição e papel institucional dos conselhos, fundamentos legais, composição e representatividade, desafios e boas práticas, além da valorização da cultura local e mecanismos de transparência e controle social.

O curso será ministrado por Alexandre Vargas, consultor cultural e gestor de projetos com mais de 35 anos de experiência na área, reconhecido por sua atuação estratégica na gestão pública e promoção da diversidade cultural. Mais informações sobre o Programa de Formação e Qualificação do SEC podem ser obtidas no site.

Secretaria da Cultura