Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Cultura participa de Missão Governamental na Itália

Publicação:

A convite da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do Governo do Estado (ACRI), a diretora de Economia da Cultura da Secretaria de Estado da Cultura Denise Viana Pereira participou, entre os dias 8 e 14 de outubro, de missão governamental na Itália. A motivação principal da presença da Cultura na viagem foi a participação no Seminário Coesão social através do fortalecimento de cadeias produtivas, promovido pela Regione Del Veneto em conjunto com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e os governo de San Juan na Argentina, de Missiones no Paraguai e a Fondazione de Venezia.

O seminário é um dos projetos que integram o URB-AL, programa de cooperação regional da União Européia com a América Latina que objetiva contribuir com a igualdade social e territorial no continente. Segundo Denise, a participação da Cultura em discussões como esta é fundamental para o fortalecimento das políticas públicas em nosso estado. “O que fica desta missão governamental, além dos diversos contatos que realizamos lá, é a certeza de que um estudo como este seria muito importante para a Cultura, ou seja, poder quantificar a relação entre o investimento nas cadeias produtivas da nossa área com a ampliação da igualdade  social no Rio Grande do Sul”, avalia Denise.

A Secretaria da Cultura realizou encontros com o Diretor Geral da La Biennale de Venezia Andrea Del Mercato e com a arquiteta da instituição Manuela Lucà-Dazio, diretora do Visual and Arquitecture Department. A Bienal de Veneza trabalha com diversas áreas: Arte, Arquitetura, Cinema, Dança, Música, Teatro e Arquivo Histórico. A segunda visita foi à Fondazione de Venezia, através da área de projetos internacionais. Na ocasião, foi possível visitar a Casa Tre Oci, que pertence à fundação, local de exposições de fotografia e arte contemporânea. Além destas importantes aproximações, a viagem também confirma a decisão do Governo do Estado de aproveitar as relações já existentes na região e colocar a Cultura como fator estratégico no campo das políticas de cooperação internacionais.

Secretaria da Cultura