Contos de Imigração - Nova Petrópolis
- Data:
A Associação Riograndense de Professores de Alemão (ARPA) promove um concurso de contos/histórias da Imigração para ser editado em uma obra que homenageia o Bicentenário de Imigração Alemã.
A imigração desempenha um papel significativo nas escolas que oferecem aulas de alemão no Rio Grande do Sul devido à forte conexão histórica entre esta região e a cultura alemã. Os imigrantes alemães contribuíram, significativamente, ao longo das gerações para a diversidade, cultura e desenvolvimento do estado. Sua história é parte integrante do currículo de alemão como língua estrangeira nas escolas, destacando não apenas a diversidade cultural, mas também proporcionando um profundo entendimento das raízes e influências da comunidade alemã na região.
A inclusão desse tema oferece aos alunos a oportunidade de compreender e apreciar melhor a importância e os impactos da imigração alemã no Rio Grande do Sul. Essa história serve como um ponto de referência importante para o intercâmbio intercultural e a promoção do patrimônio cultural no ambiente educacional.
Muitas histórias desse significativo período ainda não foram contadas e aguardam para serem registradas. O objetivo deste projeto é compilar um livro que reúna essas narrativas envolventes e preste uma homenagem honrosa ao 200º aniversário da imigração alemã.
Desta forma, é determinado pela ARPA que:
1. Dentro do prazo determinado pela ARPA nos meios de comunicação (Facebook, e-mails e whatsApp) que será final de maio/2024, os professores e alunos inscreverão textos/histórias contados por seus avós, pais ou conhecidos acerca do tema Imigração Alemã no Sul do Brasil.
2. Todas as histórias enviadas concorrerão a melhores textos que serão publicados em uma obra.
3. A história poderá ser contada em alemão ou em português ou bilíngue.
4. O conto será editado em uma obra, cujo lançamento fará parte dos festejos do Bicentenário da Língua Alemã.
5. A premiação para os professores e alunos, de cujos textos forem escolhidos, será, entre outros, o livro em que se editou os contos selecionados.
6. Será capa desta obra a foto mais original e criativa do concurso “Resgate Fotográfico” também promovido pela ARPA em conjunto com o Instituto Goethe.
7. Será formada uma comissão entre diretoria da ARPA, Goethe e Sedac/RS para escolher as melhores histórias a serem publicadas.
SAIBA MAIS:
Acesse o Projeto - Histórias da Imigração – Concurso de contos/histórias para
professores e alunos, através do link.