Comunidade negra gaúcha perde seu mestre
Publicação:

Com pesar a Secretaria de Estado da Cultura informa a morte de Walter Calixto Ferreira, o Mestre Borel, 85 anos, ocorrida hoje pela manhã no Hospital Parque Belém, onde estava internado desde quinta-feira, 30, para tratar de problemas cardíacos e respiratórios.
Pesquisador e profundo conhecedor da cultura afro-brasileira, a qual se dedicou durante toda a sua vida, Mestre Borel deverá ser sepultado amanhã no Cemitério Jardim da Paz.
No inicio deste ano mestre Borel foi homenageado pela coordenadoria das Diversidades da Prefeitura Municipal de Canoas e Uniaxés durante o 3º Encontro de Alabes.
Mestre Borel
O mais velho e antigo Alabe que se tem notícias. Em 2010 com roteiro de Ana Luiza Carvalho da Rocha e direção de Anelise Gutterres, foi realizado o documentário: Mestre Borel a ancestralidade negra em Poro Alegre. Nele, Walter Calixto Ferreira fala sobre suas memórias e experiências em Porto Alegre e ao redor do Brasil, ligadas a um itinerário negro nas cidades. Discorrendo sobre os seus saberes e fazeres, das culturas de matriz africana brasileira, ele narra os conhecimentos religiosos, históricos, mitológicos e artísticos oriundos das tradições africanas que remontam ao convívio com seus antepassados. Mestre Borel: a ancestralidade negra em Poro Alegre é um documentário rico e histórico. Oriundo de uma relação de escuta e respeito entre equipe de gravação e o entrevistado, Mestre Borel brinda a todos com suas profundas reflexões sobre a grandeza da religião, sobre a espiritualidade, sobre a memória dos bairros “negros” da cidade de Porto Alegre, sobre a vida e sobre a morte.