Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Comitiva gaúcha participa de voo inaugural Porto Alegre-Montevideo

Publicação:

 

A Secretária de Turismo (Setur), Abgail Pereira, juntamente com o Governador Tarso Genro, autoridades municipais, estaduais e imprensa participaram na manha desta terça-feira (19), do voo inaugural Porto Alegre-Montevideo.


O convite da empresa argentina e uruguaia de transportes Buquebus (BQB), é decorrente da reunião realizada entre a Setur e a BQB, durante a ação promocional da secretaria com a Intendência de Maldonado, em Punta del Este, em janeiro deste ano. De acordo com a titular da pasta, a volta do voo direto é um avanço e uma oportunidade de trabalhar os roteiros da América do Sul, de forma mais integrada.


“O Uruguai foi apontado pelo Plano de Marketing da Secretaria como um dos países prioritários nas ações de promoção e posicionamento do produto turístico gaúcho no mercado internacional. A retomada desse voo tem um significado decisivo para o turismo no Rio Grande do Sul e dinamiza outros setores da economia facilitando as relações comerciais e os negócios em nosso Estado.” ressalta Abgail.


Conforme o anuário estatístico 2011/2012 do Ministério do Turismo (MTur), o Uruguai é o terceiro mercado emissor de turistas para o Brasil, tendo contabilizado a entrada de 261.204 mil visitantes no ano de 2011. Dessa forma, a participação da Setur reafirma as relações comerciais e institucionais e promove a imagem do Rio Grande do Sul visando aumentar o fluxo e a permanência de uruguaios no estado, a fim de incrementar os negócios do setor.


“A retomada desse voo tem um significado decisivo para o turismo no Rio Grande do Sul e dinamiza outros setores da economia facilitando as relações comerciais e os negócios em nosso Estado”, salientou a titular da pasta.


Também participaram da atividade as secretarias municipais de turismo de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Gramado e Garibaldi, além de órgãos institucionais do Governo do Estado entre eles, Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do Governo do Estado (Acri) e Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) e imprensa gaúcha.


BQB

A Buquebus é tradicionalmente conhecida por oferecer serviços de transporte fluvial e férreo entre Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai e neste momento retoma suas atividades aéreas no Rio Grande do Sul. De acordo com a empresa, serão dois voos diários, com horários de segunda à sábado (POA 9h25min/Montevideo 11h10min) e aos domingos (POA 23h-Montevideo 0h45min). Já as partidas e chegadas da capital uruguaia para Porto Alegre segue nos seguintes horários: de segunda á sábado (Montevideo 7h – POA 8h45min) e aos domingos (Montevideo 20h45min - POA 22h30min).


 

Secretaria da Cultura