Começa o 41º Festival de Cinema de Gramado
Publicação:

O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, representou o Governador na abertura do Festival de Cinema de Gramado, na noite dessa sexta-feira (09). A cerimônia, programada para ocorrer na rua coberta, foi transferida para o Palácio dos Festivais por causa do frio e da chuva intensa na cidade.
Para não atrasar a programação da primeira noite a solenidade foi muito breve apenas com o pronunciamento do prefeito Nestor Tissot e da secretária de Turismo, Rosa Helena Volk. Ambos agradeceram o apoio que o Governo do Estado tem dado ao evento desde 2011 com participação efetiva junto à comissão organizadora, por meio do trabalho do Instituto Estadual de Cinema (IECine).
Ao falar para a imprensa o secretário Assis Brasil ressaltou a importância do festival para a valorização do excelente cinema produzido no estado. “A nossa gestão, orientada pelo governador Tarso Genro, dá relevância ao IECine que, aliado a excelentes parceiros, trabalha pelo renascimento das atividades do setor. Além disso, na medida do possível, estamos presentes no Festival com incentivos fiscais, apoios diretos e participação nas mostras não competitivas”, completou.
Homenagem da noite
A homenageada da noite foi a atriz Glória Pires que recebeu o troféu Oscarito, que é dado para os grandes intérpretes do cinema nacional.
Seleção primorosa
Até o dia 17 de agosto Gramado apresenta uma seleção de filmes com qualidade para agradar ao público e à critica. A seleção dos concorrentes ficou mais uma vez a cargo do jornalista Marcos Santuario, do crítico Rubens Ewald Filho e do ator José Wilker, trio cujo trabalho foi elogiado em 2012.
Este ano, foram inscritos 117 filmes na categoria longas brasileiros e 50 em longas estrangeiros, dos quais foram selecionados oito nacionais e seis internacionais, isto representa um crescimento de 42% em relação a 2012. Os curadores informaram que a qualidade e a diversidade dos filmes inscritos em 2013 foi tanta que uma mostra paralela, com produções que ficaram de fora da competição, mas merecem ser vistas, deve ser realizada na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre.
O filme escolhido para a abertura do festival, fora da competição, foi “Flores Raras”, do diretor Bruno Barreto Com estreia comercial marcada para 16 de agosto no Brasil, o longa, baseado em fatos reais, retrata a passagem da escritora norte-americana Elizabeth Bishop pelo Rio de Janeiro, nos anos 50 e 60, e seu romance com a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares.
Novidades
A 41ª edição do Festival de Cinema de Gramado apresentou sua nova trilha oficial, criada pelo violonista, compositor, arranjador e produtor Carlos Badia. A trilha tem como inspiração o diálogo cada vez maior do Festival com a América Latina. A trilha tema do Festival de Cinema é, conforme Badia, um “Chamamé”, ritmo muito conhecido na parte sul da América Latina.
O Festival de Cinema é uma realização do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Gramado. Conta com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Pró- Cultura, tem do entre os patrocinadores a Petrobras, copatrocinio do Banrisul e apoio da Corsan . A Um Cultural é responsável pelo planejamento cultural e produção do evento.
Lançamentos de editais no festival
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Cultura, lançará o II Edital de Finalização para Longas-Metragens – Rio Grande do Sul Polo Audiovisual, na noite do dia 11, no Festival de Cinema de Gramado. Nos mesmos moldes da premiação realizada em 2011, o edital terá um investimento de R$ 1 milhão. O regulamento do edital será publicado nas próximas semanas.
Outra boa novidade para a classe cinematográfica do RS é o Edital de Produção de Minisséries e Documentários de Televisão, para veiculação na TVE-RS. Este edital, no valor de R$ 1,2 milhão, vai contemplar 10 projetos de documentário e quatro de minisséries.
O Governo do Estado conta também com um estande na praça, em frente ao Palácio dos Festivais, onde a comunidade pode conhecer as ações das secretarias da Cultura, da Comunicação, do Turismo e do Esporte e Lazer.
Texto: Asscom Sedac