Clube 24 de agosto de Jaguarão agora é Ponto de Cultura
Publicação:

O Clube Social Negro 24 de agosto, de Jaguarão, tem vários motivos de comemoração em 2013. O prédio histórico, onde fica a sede da instituição, foi tombado como Patrimônio Estadual e incluído nas ações do PAC Cidades Históricas. Além disso, o clube foi um dos 82 contemplados no edital dos Pontos de Cultura, e receberá R$ 180 mil por meio do convênio entre a Secretaria de Estado da Cultura e o Ministério da Cultura.
A festa ficou completa com a visita do governador Tarso Genro na manhã dessa quarta-feira (18) dentro das atividades da Caravana da Interiorização. Em seu pronunciamento o chefe do executivo lembrou que fez parte da equipe que debateu a concepção dos Pontos de Cultura, no governo Lula. “Os Pontos de Cultura formam uma estrutura que cria condições para que a comunidade ative seus agentes culturais e faça aflorar suas manifestações de maneira plena, como a que vemos aqui no 24 de agosto”,disse.
O Clube 24 de agosto foi criado em 1918 e embora sendo da comunidade negra sempre acolheu todos os excluídos, brancos ou negros. Esta atuação também foi abordada pelo governador. “Essa comunidade deu uma lição de humanismo e virtude a uma parcela da sociedade da sua época. Essa identidade social, com essa história de igualdade é a inspiração deste governo. Agradecemos a compreensão que vocês têm da nossa política e que está incluída aqui na concepção do 24 de agosto”, completou Tarso.
Recursos para atividades culturais
Como representante da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) falou o secretário Adjunto, Jéferson Assumção destacando a importância do ato. “Pela primeira vez os Clubes Sociais Negros são incluídos nas políticas públicas de um governo de estado como manifestações culturais. Como Ponto de Cultura o 24 de agosto vai desenvolver atividades de inclusão e acesso às diversas formas de expansão da cultura e, além disso, recuperar a histórica colaboração da comunidade negra para esta região”, explicou.
O prefeito de Jaguarão, José Cláudio Martins, classificou como “histórico” o dia para o município. “Com este Ponto de Cultura vamos trabalhar a história do povo de Jaguarão e valorizar a nossa memória. Quando temos um governo que valoriza os povos passamos a ser, efetivamente, partícipes de um processo. Vamos repetir o 1918 e acolher aqui todas as manifestações culturais de nossa cidade e região”, concluiu.
O presidente do Clube, Neir Madruga, agradeceu emocionado destacando o fato de que os associados perderiam a sede se não fossem os recursos recebidos. Também participaram do evento o diretor do departamento de Cidadania e Diversidade Cultural da Sedac, João Pontes, e o coordenador dos Pontos de Cultura da Sedac, Ricardo Oliveira.