Cineclube CCD exibe Arduíno na CCMQ
Publicação:
A Casa de Cultura Mario Quintana, em parceria com a Casa de Cultura Digital promovem, na próxima sexta-feira (19), a segunda sessão do Cineclube CCD. Com entrada franca, o evento ocorre às 19h, no Jardim Lutzenberger. Dessa vez será exibido Arduíno - o documentário, filme produzido na Espanha sobre a revolucionária placa homônima, que é um dos principais representantes do que se chama hardware livre.
Para quem não conhece, o arduino é um mini computador que “pode sentir o estado do ambiente que o cerca por meio da recepção de sinais de sensores e pode interagir com os seus arredores, controlando luzes, motores e outros atuadores.” Para se ter uma ideia, no documentário isso aparece no projeto dos chocalhos digitais, que espalhavam “confetes” em uma projeção numa festa, ou também, no caso de motores, no projeto Makerbot, impressoras 3D que pegam um modelo de um objeto disponível na internet e imprimem esse objeto. Objetos abertos, usáveis e modificáveis por qualquer um.
Após a exibição do filme, haverá debate sobre as diversas possibilidades de uso do arduíno na área cultural, com integrantes do Matehackers - primeiro hackerspace de Porto Alegre, um laboratório de amantes de tecnologia que já fez até video-game com a placa. A exibição será uma prévia para o Hardware Freedom Day, um dia de celebração a cultura digital que acontece em várias cidades do mundo e que, em Porto Alegre, vai ser realizado no espaço da Casa de Cultura Digital, e trará oficinas, exposições, debates e atividades práticas voltadas ao hardware livre, particularmente o Arduíno.
Serviço:
O que: Cineclube CCD
Quando: dia 19 de abril (sexta-feira), às 19h
Onde: Jardim Lutzenberger - 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736)
Entrada Franca
Texto: Asscom CCMQ
Edição: Asscom Sedac