Cia Caixa do Elefante propõe uma reflexão sobre a percepção do tempo em novo espetáculo
Publicação:
A Cia Caixa do Elefante Teatro de Bonecos estreia o espetáculo Ensaio sobre o Tempo, que conjugará teatro de animação, dança e ilusionismo para apresentar de forma poética, reflexões sobre a noção e percepção do tempo em nossa sociedade, inspiradas em escritos teóricos de Henry Bergson, Ítalo Calvino, Heidegger e Santo Agostinho.
A primeira temporada inicia no dia 08 de março em Morro Reuter, passando por Novo Hamburgo, Dois Irmãos e Porto Alegre.
PROCESSO CRIATIVO
Em 2014 a Caixa do Elefante completa 23 anos de trajetória e conta com o patrocínio da Petrobras, através da seleção no Petrobras Cultural para manutenção de companhias de teatro. O processo de criação coletivo do grupo está presente emEnsaio sobre o tempo.
O espetáculo foi desenvolvido a partir do encontro intenso entre os artistas talentosos e experientes, que trabalharam em regime de residência artística no Espaço de Convívio Artístico Vale Arvoredo, localizado em meio à mata nativa da Serra Gaúcha. Desta imersão surgiram propostas criativas e um instigante resultado.
Com direção de Paulo Balardim, a montagem traz uma sensível atuação da atriz Carolina Garcia. A companhia buscou a parceria de Élcio Rossini para a composição da cenografia, figurino e iluminação, além da assessoria do mágico Eric Chartiotpara ilusionismo e do físico Flávio Pohlmann Livi para pesquisa. A concepção dos bonecos e adereços ficou a cargo de Mário de Ballentti, com o auxílio de Marcos Nicolaiewsky. A trilha sonora é assinada por Carlos Badia.
CONCEITO DO ESPETÁCULO
Na ficção, há um andarilho perdido num espaço indeterminado que encontra objetos, os quais vão reativando suas memórias e ganhando corpo. Paulo Balardim explica que presente e passado se confundem, enquanto que atriz e bonecos se mesclam para produzir sentimentos. “O sentimento de finitude, a memória como forma de reviver o passado e a imaginação como projeção de futuro são inspirações para as cenas. Nosso trabalho incorpora recursos do teatro de animação e busca elaborar imagens poéticas sobre essas questões”, ressalta o diretor.
A trilha sonora conduz como narrativa os eventos que se sucedem, numa ordem não linear. E espaço da cena acaba criando uma dimensão onírica.
O espetáculo foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, e recebeu o financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/RS) e do Fundo Municipal de Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte).
Serviço:
Temporada de Ensaio sobre o tempo – espetáculo da Cia Caixa do Elefante Teatro de Bonecos
Morro Reuter
Dias 8, 9, 10 de março, às 20h – CASARÃO - RS 873, nº 1370
Entrada franca
Novo Hamburgo
Dias 15,16 e 17 de março, às 20h e 21h - ESPAÇO CULTURAL ENTRE LINHAS – Av. Dr. Maurício Cardoso, 905 – Térreo
Entrada franca
Dois Irmãos
Dias 21, 22 e 23 de março, às 20h - CURTO ARTE - Teatro Adriano Schenkel - Av. São Miguel, 830 Sala 04 - Centro
Ingressos: R$10,00 antecipado e R$15,00 no dia.
Porto Alegre
De 27 a 31 de março, às 19h e 21h - TERREIRA DA TRIBO – Rua Santos Dumont, 1186
Entrada franca
Acompanhe o tempo:
http://ensaiosobreotempocaixadoelefante.wordpress.com/
Crédito fotos: Fabiana Lazzari