Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Centro Regional agora é Ponto de Cultura de Rio Pardo

Publicação:

chegada1.jpg
Visita ao Ponto de Cultura de Rio Pardo

Na agenda de visitas ao interior o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, esteve em Rio Pardo, nessa terça-feira (26). O município teve o projeto de oficinas do Centro Regional de Cultura selecionado no edital para Pontos de Cultura da Sedac, por meio da Diretoria de Cidadania e Diversidade Cultural, em uma parceria com o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural.

O novo Ponto de Cultura já recebeu a primeira, das três parcelas de R$ 60 mil , para desenvolver ações em diferentes atividades socioculturais, por meio da realização de oficinas de teatro, dança e música; de cursos de artes visuais e artesanato, de exposições e de palestras diversas relacionadas a cultura e cidadania. O local possui, também, um Cineclube que apresenta diversos ciclos da produção audiovisual gaúcha e brasileira. Além disso, desenvolve cursos de informática para jovens e adultos da terceira idade.

CineClube divulga produção audiovisual gaúcha
CineClube divulga produção audiovisual gaúcha

O secretário Assis Brasil, junto com o diretor de Cidadania e Diversidade Cultura da Sedac, João Pontes, foi recebido pelo prefeito em exercício, Jorge Habekost, pelo  presidente do Centro Regional de Cultura,Ciro Oscar Saraiva, e sua equipe administrativa. “Além de todas as razões de políticas culturais que me trazem aqui, tenho também razões pessoais de ligação com esta cidade, que tanto contribuiu para a história do estado. Sinto-me feliz em ver o trabalho que está sendo aqui desenvolvido, especialmente em ver a forma tão eficiente com que os recursos públicos estão sendo aplicados”, afirmou Assis Brasil.

Sala de oficina de artes visuais
Sala de oficina de artes visuais

História

fachada 2

O prédio que hoje abriga o Centro Regional de Cultura pertence ao estado que, por meio de convênio, cede o uso para a instituição.  É um prédio histórico cuja construção iniciou em 1848 e foi  concluída em 1882. Inicialmente suas dependências serviriam como casa de caridade, idealizada pela Irmandade de Caridade Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos. Dois anos após sua construção o prédio é cedido às tropas do Império e anos mais tarde passa a funcionar como Escola Militar.  Em 1983, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE), e de 2002 a 2005 foi restaurado pela REFAP S/A- Refinaria Alberto Pasqualini,  através da Lei de Incentivo à Cultura- LIC.

Museu de Arte sacra de Rio Pardo é destaque no RS
Museu de Arte sacra de Rio Pardo é destaque no RS

O secretário da cultura visitou também o Museu de Arte Sacra, único no gênero do interior do Rio grande do Sul, fundado em 1975 e integrante do Sistema Brasileiro de Museus.

Sobre Rio Pardo

Localizado às margens do Rio Jacuí é um dos quatro municípios mais antigos do Rio Grande do Sul e de grande importância histórica. No século XVII e século XVIII, compreendia mais da metade do território sul-rio-grandense. O município de Rio Pardo deu origem a mais de 300 outros. Era habitado pelos nativos tapes, que foram depois reduzidos pelos jesuítas espanhóis nas Missões Orientais do Tapes, por volta de 1633.

Alguns anos após, chegaram os primeiros colonizadores açorianos, que foram povoando a cidade inicialmente em volta do forte. Foram estabelecidas plantações e fazendas criatórias, que sustentaram a economia e a sociedade regional. Quando das invasões espanholas, a partir de 1761, Rio Pardo nunca caiu, por isso sua alcunha : Tranqueira Invicta. Em 31 de março de 1846, a vila de Rio Pardo foi elevada à categoria de cidade.

 

Secretaria da Cultura