Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Canoas faz sua 3ª Conferência de Cultura

Publicação:

sec-conferencia-canoas.jpg
Secretário destaca a gestão cultural que está sendo realizada em Canoas- Foto: César Barbosa

Na noite dessa segunda-feira (07) o município de Canoas iniciou a sua 3ª Conferência Municipal de Cultura. Com o tema Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento até quinta-feira a comunidade debate no Clube Cultural Canoense.

Com a participação do secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, e do secretário Adjunto, Jéferson Assumção, o evento iniciou com  a Caminhada da Cultura. O debate é para a formulação de propostas, por eixo temático, para o Plano Municipal de Cultura. O município de Canoas já é referência nacional na forma de construção do seu Plano.

A cultura é um campo estratégico, múltiplo e transformador, e que demanda planejamento e um desenvolvimento sustentável. Essa foi a tônica das intervenções que abriram a primeira noite da 3ª Conferência Municipal de Cultura de Canoas. Um dos pontos comuns salientados pelos painelistas, que abriram a conferência, é a importância da adesão de Canoas ao Sistema Nacional de Cultura, como resultado de um modelo de gestão marcado pelo diálogo nessa área. Para o secretário Assis Brasil, o município é referência e deve consolidar um projeto exemplar nessa área. "Aqui tem sido promovido uma verdadeira revolução cultural. Por essa platéia numerosa, tenho certeza que daqui sairá um plano modelo para todos os municípios do País", avalia.

O prefeito Jairo Jorge fez uma  exposição sobre a importância da cultura nesse momento histórico. "A cultura articula a totalidade a solidez e a memória do passado, como um antídoto para enfrentarmos os desafios e dificuldades desse novo século, marcado pela fragmentação, a fluidez e a fugacidade", analisa. Ainda em uma perspectiva de futuro, o prefeito atribuiu à cultura uma dimensão orientadora, criativa, inovadora e participativa, sublinhando a importância do estado nesse processo e lembrando algumas ações estratégicas de sua gestão. "Durante o Congresso da Cidade, mobilizamos 3.850 pessoas. Não há cultura sem um estado que cumpra sua missão", afirma.

O representante do Ministério da Cultura, Marcelo Veloso, também elogiou a orientação da política cultural na cidade. Recuperando as transformações do MinC nos últimos anos, ele observou a importância do Sistema Nacional de Cultura e do vínculo dos municípios com esse projeto. "O governo Lula trouxe a cultura para um outro patamar; a grande conquista desse projeto é a criação desses canais de diálogo entre união, estados, municípios e sociedade civil", explica.

O secretário de Estado adjunto de Cultura , e ex-secretário de cultura de Canoas, Jeferson Assumção, também pontuou essa amplitude do tratamento da cultura nesse momento político. "Em Canoas, no RS e no governo federal temos trabalhado com essa tridimensionalidade (Cidadania, Economia e Valor Simbólico), a partir de uma visão de sustentabilidade, que amplia a própria idéia de cultura", salienta.

Abordagem ampla e sistêmica de cultura propõe Jéferson Assumção-Foto: César Barbosa
Abordagem ampla e sistêmica de cultura propõe Jéferson Assumção-Foto: César Barbosa

A principal proposta do evento é construir de forma coletiva o Plano Municipal de Cultura , que  estabelecerá as diretrizes dos próximos 10 anos. "Vejo nossa cidade como um futuro pólo de produção cultural e por isso esse é um momento histórico. Daqui irá ser produzido o texto final do Plano Municipal de Cultura, que vai orientar esse setor de uma forma estratégica e estruturante", ressalta o secretário municipal de Cultura, Flavio Adonis.

 A 3.ª Conferência Municipal de Cultura de Canoas também visa estimular a criação e o fortalecimento de rede de agentes e instituições culturais na cidade, para dar prosseguimento, em caráter permanente, às discussões e articulações nessa área. Nesta conferência também serão eleitos os delegados que representarão nosso município na 3.ª Conferência Estadual de Cultura. Ainda durante essa noite foram apresentados e debatidos os cinco eixos da conferência: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania, Cultura e Desenvolvimento Sustentável, Cultura e Economia Criativa e Gestão e Institucional idade da Cultura.

Confira  a programação dos próximos dias.

08/11

18h - Credenciamento

Apresentação Artística: Grupo Maré Mansa - Programa Microcrédito Cultural

18h 50min - Apresentação da agenda e metodologia de trabalho da noite

19h - Debate e formulação das diretrizes, por eixo temático

21h 30min - Apresentação das propostas

22h - Encerramento

09/11

18h - Credenciamento

Apresentação Artística: Carlos Alexandre Bloedow - Programa Microcrédito Cultural

18h50min - Apresentação da agenda e metodologia de trabalho da noite

19h - Aprovação das Diretrizes, por Assembléia Geral

20h30min - Reunião por setorial - discussão e encaminhamento das propostas de alteração do Plano Municipal de Cultura relativas às setoriais

21h 30min - Leitura das proposições acerca de alterações, por setoriais, no Plano Municipal de Cultura

22h - Encerramento

10/11

18h - Credenciamento

Apresentação Artística: Capoeira com Mestre Dentinho e Mestre Jairo - Programa Microcrédito Cultural

18h50min - Apresentação da agenda e metodologia de trabalho da noite

19h - Relevância do Plano Municipal de Cultura - Flávio Adonis, Secretário Municipal de Cultura de Canoas

19h15min - Assembléia Geral para aprovação das alterações, linhas gerais, do Plano Municipal de Cultura

20h45min - Eleição proporcional de Delegados, por setorial

22h - Encerramento

* Zygmunt Bauman (19 de novembro de 1925, Pozna?) é um  professor emérito de sociologia das universidades de Leeds e Varsóvia.Tem mais de dezesseis obras publicadas no Brasil, dentre as quais Amor Líquido, Globalização: as Conseqüências Humanas e Vidas Desperdiçadas. Bauman tornou-se conhecido por suas análises das ligações entre a modernidade e o holocausto, e o consumismo pós-moderno. Saiba mais sobre o autor neste 

 

Texto: Ronaldo M. Botelho- Asscom Pref. de Canoas

Edição: Asscom Sedac

Secretaria da Cultura