Camerata Violões de Porto se apresenta no Multipalco
Publicação:

O projeto MultiMúsica recebe nesta quarta-feira (30) a Camerata Violões de Porto, a partir das 19h30, convidando o público a uma audição de diferentes estéticas e contrastes.. A apresentação ocorre na Sala da Música do Multipalco Theatro São Pedro, com entrada é franca. O grupo, composto de oito violonistas, executa o espetáculo Contrapunctus, com obras clássicas de diversos períodos e nacionalidades, desde Bach a Zequinha de Abreu.
O Projeto MultiMúsica é desenvolvido pela Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP) em parceria com o Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O objetivo é trazer diferentes propostas musicais ao espaço, sempre nas últimas quartas-feiras de cada mês. A ideia é proporcionar um local adequado para apresentações camerísticas e divulgar o trabalho de músicos locais, oportunizando, ainda, espaço para novos talentos da música.
Serviço:
MULTIMÚSICA
Camarata Violões de Porto
Quando: 30 de agosto, quarta-feira, às 19h30.
Onde: Sala da Música Multipalco TSP.
ENTRADA FRANCA
Ficha Técnica:
Músicos: Adriano Flesch, Amanda Carpenedo, Bruno Duarte, Douglas Wagner, Felipe Herbert, João Souza, Lucas Araújo, Marcel Estivalet e Thiago Kreutz.
Coordenação: Eduardo Castañera
Programa:
Michael Praetorius (1571-1621)
- Courante
-La Bourée
- Ballet
- Spagnoletta
J.S. Bach (1685-1750)
- Contrapunctus IX (Arte de Fuga)
J. Pachelbel (1653-1706)
- Kanon
- Gigue
Luigi Bocherini (1743-1805)
- Introduction et Fandango
Georges Bizet (1838-1875)
- Aragonaise
- Habanera
- Entr’Acte
Ernesto Nazareth (1863-1934)
- Batuque
- Odeon
Zequinha de Abreu (1880-1935)
- Tico-Tico no Fubá
Currículos
Eduardo Castañera (coordenador): Nasceu em Buenos Aires, iniciou seus estudos de violão aos 6 anos de idade. Reside em Porto Alegre desde 1982, mantendo uma atividade docente de destaque. É sócio-fundador e atual presidente da Assovio, Associação Gaúcha de Violão, entidade contemplada pelo Prêmio Açorianos de Música 2001.
Adriano Flesch: Natural de Taquara, é bacharel em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Atualmente trabalha como professor de violão e guitarra na região metropolitana de Porto Alegre e como músico de eventos.
Amanda Carpenedo Natural de Porto Alegre, é licenciada em Música pela Ufrgs, onde também é formada em bacharelado com ênfase em violão erudito. Em 2017, venceu o 1º Lugar no I Concurso de Violão Fábio Lima - homenagem a Henrique Pinto (Curitiba - PR).
Bruno Duarte: Natural de Capela de Santana, iniciou seus estudos de violão por conta própria em 2010. No ano seguinte foi aprovado no conservatório de música de Montenegro, a Fundarte, onde participou por 3 anos do Conjunto Instrumental da Fundarte, e gravou seu primeiro CD junto com a orquestra. Em 2014 iniciou o curso de bacharelado em violão na Ufrgs.
Douglas Wagner: Bacharel em Música–Violão pela Ufrgs. Cursou um semestre de Ciências Musicais e Baixo Contínuo na Universidade Nova de Lisboa, após ser selecionado dentre 17 mil inscritos através do programa Fórmula Santander. Atualmente é regente da Orquestra de Violões da escola Cordas & Cordas.
Felipe Herbert: Natural de Porto Alegre, é bacharelando do curso de música da Ufrgs. Vencedor do I Concurso Juan Carlos Amat sob audiência do consulado Espanhol. Faz trabalhos como músico não só como violonista, mas também como guitarrista, baterista e pianista.
Lucas Araújo: Natural de Montenegro, é bacharel em Música–Violão pela UNB (Universidade de Brasília). Recebeu premiações como o Primeiro Prêmio no Concurso Internacional Lucas Areco na Argentina e o 1° Lugar no Fenart (Festival Nacional de Arte e Tradição). Atualmente está em fase de finalização do seu primeiro disco "7 Laços".
Marcel Estivalet: Natural de Porto Alegre, é bacharel em violão clássico pela Ufrgs. Realizou uma série de concertos didáticos intitulados “O Violão Através dos Séculos” para alunos de escolas públicas e participou do recital Eduardo Castañera e convidados juntamente com o violonista João Souza. Atua como músico e professor desde 2006.
Thiago Kreutz: É Bacharel em Música pela Ufrgs e Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Em 2014 foi agraciado com a segunda colocação no XXXIII concurso Latino Americano Rosa Mística. Atualmente ocupa cargo de professor da Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte), onde leciona violão e teoria musical.