Biblioteca Pública recebe Orquestra de Flautas Transversas
Publicação:

A Orquestra de Flautas Transversas do Instituto Popular de Arte-Educação (Ipdae) se apresenta neste domingo (20), a partir das 17h, na Biblioteca Pública do Estado (BPE), com entrada gratuita. Criada em 2011, a orquestra é formada por seis músicos, e será regida pelo maestro Ademir Schmidt.
O maestro também assina a adaptação para orquestra de flautas transversas e os arranjos das composições "Rhapsody in Blue" (Gershwin), "Adágio em Sol m" (Albinone) e "Yesterday" (Lennon e Mcartney). O repertório fará um passeio pela música erudita do período Barroco, com destaque para Pachelbel e Bach, do romantismo de Liszt ao clássico de Beethoven, passando pela contemporaneidade dos Beatles e pela MPB de Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Ary Barroso e Ernesto Nazareth. Além dos solistas Rafael Marques e Luciano Gularte Corrêa, participam do concerto Bruno dos Santos, João Pedro Germano Pagliosa, José Vitor Rodrigues Bulso e Sthevan dos Santos Nunes.
Criada em 2011, a Orquestra de Flautas Transversas do Ipdae é resultado do trabalho desenvolvido na classe de flauta transversal da Escola de Música da instituição, tendo como regente e coordenador artístico, o professor e flautista Ademir Schmidt. Nos seus diferenciais estão a rara formação e a difusão da música popular e erudita por meio da flauta transversal. Procura estilizar as músicas, dando uma roupagem o mais fiel possível ao estilo, período e compositor que está sendo interpretado. Desde 2014 vem conquistando espaço em Porto Alegre e interior gaúcho. Em 2015 se apresentou na abertura da programação da Funcação Ecarta (Porto Alegre); da temporada de concertos do MusiCâmara, na Igreja do Relógio (São Leopoldo) e da agenda comemorativa aos 42 anos da Fundarte (Montenegro). Encerrou o VI Encontro Estadual de Flautistas do RS e programação da Bienal de Arte-Cidadania, em Pelotas.
Também mostrou seu trabalho na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, Série de Recitais Casa da Música, Musical Évora do Theatro São Pedro e Centro Cultural CEEE-Erico Verissimo. E também e no Espaço Antiga Matriz de São Miguel, em Dois Irmãos. Em 2016, no Teatro do Sesc Canoas; Biblioteca Pública Pelotense; Virada Sustentável Porto Alegre; Santander Cultural; Auditorium Tasso Corrêa; VII Encontro Internacional de Flautistas em Porto Alegre; Casa dos Conselhos, concerto em homenagem ao flautista Plauto Cruz; Teatro Dante Barone, no Prêmio de Responsabilidade Social 2016 da Assembleia Legislativa e Noite dos Museus.
Repertório:
-"Rhapsody in Blue" de George Gershwin (1898-1937)
-"Minueto em Sol M" de L. V. Beethoven (1770-1827)
- "Badinerie" de J. S. Bach (1685- 1750)
Solistas:
Luciano Gularte Corrêa
- "Adágio em Sol m" de T. Albinone (1671- 1750)
- "Sonata em Ré M", movimentos: I Gravement, II Allemande e V Gayment - J. B. de Boismortier (1689-1755)
- "Humoresque nº 7" - AntonínDvorák (1841- 1904)
- "Invenção nº II e XV" - J. S. Bach (1685- 1750)
- "Rêve D' Amour" - Franz Liszt (1811- 1886)
- "Canon in D" - J. Pachelbel (1653- 1706)
- "Habanera" da Ópera Carmem - Georges Bizet (1838- 1875)
- "Yesterday" - P. Mcartney e J. Lennon
Rafael Marques
- "La Paloma" - S. De Yradier (1809-1865)
- "Carinhoso" - Pixinguinha ( 1898-1973)
- "Odeon" - Ernesto Nazareth (1863- 1934)
- "Aquarela do Brasil" - Ary Barroso (1903- 1964)
- "Asa Branca" Luiz Gonzaga (1912- 1989) H. Teixeira (1915- 1979)
Luciano Gularte Corrêa
- "Tico-Tico no Fubá" - Zequinha de Abreu (1880- 1935)
Regente - Ademir Schmidt
Natural de Novo Hamburgo, iniciou seus estudos com O professor Davi Rosa. Cursou a Escola de Música da Orquestra Sinfônica da Ospa e é Bacharel em Flauta Transversal pelo Instituto de Artes da Ufrgs. Participou de diversos seminários de música, como II Festival Internacional de Flautistas, onde fez aulas com professores de renome Internacional: Alain Marrion, Michael Faust, Michael Titt, Angelita Floyd e Sato Moughalian. Lecionou na Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte). Atuou como flautista em várias orquestras: Camerata Bruno Kiefer, Ospa, Orquestra Sinfônica do Sesc, Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH) e Orquestra de Sopros Eintracha. Atualmente é professor da classe de Flauta Transversal do Colégio Sinodal, no Instituto de Educação Ivoti (Ascarte) e no Ipdae. Rege a Orquestra de Sopros de Ivoti, Orquestra de Sopros Eintracht, Orquestra Jovem Ipdae e Orquestra de Flautas Transversas Ipdae.
Solista - Luciano Gularte Corrêa
Ingressou na escola de música Ipdae em 2006, onde iniciou seus estudos com música, tendo auxílio pedagógico com aulas de Teoria e Percepção, e prática de música de câmara com a Orquestra de Câmara Ipdae. Participou de uma série de concertos, incluindo a abertura da série Concertos CEEE, organizado pela Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, em 2009. Como solista atuou em vários concertos em Porto Alegre e interior. Em 2011 participou, como solista e integrante da Orquestra Jovem IPDAE, na gravação do CD "Sinfonia da Lomba", de janeiro à agosto, na Igreja São José (Porto Alegre). Em 2013 ingressou no bacharelado da Ufrgs, em música no curso de flauta transversal, sob a orientação de Leonardo Winter. Músico e intérprete da orquestra de sopros Eintracht de Campo Bom, sob regência de Ademir Schmidt, participa da Orquestra de Flautas Transversas Ipdae e da Orquestra de Câmara Ipdae, sob orientação do regente Wenceslau Moreyra.
Solista - Rafael Marques
Formado na Escola de Música do Ipdae na classe de Flauta Transversal com o professor Ademir Schmidt, Teoria - Percepção e Canto Coral com Deisi Coccaro, participa da Orquestra de Flautas Transversas Ipdae e da Orquestra Jovem Ipdae, dirigida por Rosângela dos Santos, onde atuou na gravação do CD "Sinfonia da Lomba"?. Passou no concurso jovens solistas, da Orquestra de Câmara Fundarte de Montenegro, sob a regência de Antônio Borges-Cunha. Foi bolsista de Iniciação Científica BIC Ufrgs na pesquisa "Poema para flauta e piano de Bruno Kiefer, uma análise contextual sobre a peça" sob a orientação do Dr. Leonardo Winter. Vencedor do I Concurso " Melhor Jovem Flautista", no VII encontro de Flautistas do RS. Em 2016 se graduou-se bacharel em música, sob a orientação de Leonardo Winter pela Ufrgs. É instrumentista no Conjunto de Câmara Ipdae, sob a regência de Wenceslau Moreyra, Orquestra de Flautas Transversas Ipdae, Orquestra de Sopros Eintracht e Trio à Brasiliana.
Escola de Música Ipdae
Fundada em 2006, visa promover a educação musical de crianças, adolescentes e jovens e contribuir no processo de inclusão socio-cultural da comunidade. Atende 250 alunos, oferecendo os cursos de flauta doce, flauta transversa, violino, viola, violoncelo, piano, contrabaixo, canto coral e teoria musical, além de contar com diferentes grupos musicais. Os cursos são ministrados por profissionais com formação específica ao instrumento que lecionam e com um programa de educação continuada, com oito anos de duração.
O Instituto Popular de Arte-Educação (Ipdae) foi fundado em 1998, na Lomba do Pinheiro e consiste em uma associação sem fins lucrativos, que reúne a Biblioteca Leverdógil de Freitas, a Escola de Música, com diferentes grupos artísticos (Orquestra de Câmara, Orquestra Jovem, Orquestra de Flautas Transversas, Conjunto de Violinos, Conjunto de Flautas Doce 'In Nomine', o Coro Infantil e o 'Vox Habilis' Coro Jovem), o Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro e o Memorial da Família Remião. As ações lá desenvolvidas propõem o acesso à leitura, à musica, à arte e à cultura, como instrumentos mediadores na formação do indivíduo.
Serviço:
Dia: 20 de agosto de 2017 (domingo)
Hora: 17h
Local: Biblioteca Pública do Estado - Rua Riachuelo, 1190 - Centro Histórico / Porto Alegre
Informações: direção executiva do Ipdae; www.ipdae.com.br e 51- 33363713
Links Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Rsbga9oXVso e https://www.youtube.com/watch?v=IsGqRcDU8GQ
Contato: direção executiva - Fátima Flores (51) 98933.4841 e fatima@ipdae.com.br / produção - Elenice Zaltron (51) 98169.2974 e ipdae2010@gmail.com
Entrada franca.