Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Beira-rio: Cerca de metade da marquise já foi retirada

Publicação:

Após 142 dias de obras ininterruptas na modernização do Beira-Rio, os serviços avançam intensamente em todas as frentes do estádio. Na parte externa do estádio, é possível observar as equipes da Andrade Gutierrez (AG) trabalhando na retirada da marquise e construção das torres de circulação. A retirada das marquises completou, nesta semana, 38% do serviço concluído.

Já foram executadas as fundações das torres de circulação externa, que servirão de passagem entre diferentes níveis do estádio. Neste momento, estão sendo executados os blocos e vigas baldrames de uma das 14 torres que farão parte do complexo.

Hoje são aproximadamente 340 pessoas trabalhando nas obras de modernização do Estádio Beira-Rio e este número deverá crescer ainda mais até o final do ano. A estimativa de Internacional e Andrade Gutierrez para a conclusão das obras do palco da próxima Copa do Mundo permanece para dezembro de 2013. Confira aqui a evolução completa da obra.

Anel inferior

Na parte interna do Beira-rio, os quatro quadrantes do anel inferior estão com obras (confira no vídeo a localização de cada quadrante). No quadrante 1, estão concluídas as estruturas pré-moldadas e as equipes finalizam as vigas baldrames. No quadrante 2 são efetuados serviços de reforço nos camarotes e suítes, além da continuidade os trabalhos com a Estaca Hélice Contínua. No quadrante 3, os operários permanecem realizando as demolições e escavações, além dos serviços de estacas. Já, no quadrante 4 estão sendo finalizados os blocos de fundação e sendo lançados os pré-moldados que forma a estrutura da futura arquibancada inferior.

Além da estrutura que servirá de base para a futura sede gaúcha da Copa do Mundo de 2014, obras civis também estão sendo executadas. Nos quadrantes 1 e 2 as equipes trabalham nos serviços de redes hidráulica, esgotos e elétrica. Também estão sendo tratadas as paredes e pilares. No Quadrante3, aconstrutora AG executa os serviços de tratamento na rampa de acesso, cujo acesso do público nos dias de jogo está interrompida.

Torres de Circulação

O projeto prevê a construção de 14 Torres de circulação que darão acesso aos níveis 1 a6 do estádio e fornecerão maior conforto e rapidez aos torcedores no acesso e saída do Beira-rio. Com a construção destas torres, o palco gaúcho da Copa atenderá mais um requisito obrigatório da Fifa para a realização da Copa do Mundo de 2014, que é a evacuação do estádio em até oito minutos.

Fonte: Sport Club Internacional

Secretaria da Cultura