Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre

OSPA
   

  

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), uma das mais antigas do país em atividade ininterrupta, realiza cerca de 60 concertos por ano, atendendo aos mais diversos públicos e levando a música deconcerto a diferentes localidades do Rio Grande do Sul.

  

Confira as ações do Avançar na Cultura na instituição:

Com o repasse de R$ 3,1 milhões para a programação da orquestra, em 2022 a Ospa irá garantir a execução da Temporada Artística, apresentações da Escola de Música da Ospa e a promoção de projetos sociais. A programação ocorrerá entre março e dezembro.

  •  Série Casa da Ospa

Realização de espetáculos com repertório sinfônico e operístico de diferentes períodos da história da música. A série tem como convidados solistas de renome nacional e internacional. Também será transmitida ao vivo por meio do canal da Ospa no Youtube, proporcionando a difusão da música de concerto.

Situação: em 2022.

  •  Turnê Ospa

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre irá realizar uma turnê pelos principais espaços da música de concerto do Brasil. 

Situação: em 2022.

  •  Escola da Ospa na Comunidade

Os recitais da Escola da Ospa na Comunidade são realizados por alunos da Escola, alcançando públicos em espaços não convencionais de música, como hospitais, abrigos e casas geriátricas.

Situação: em 2022.

  •  Série Concertos Didáticos

Os Concertos Didáticos são executados pelo corpo de orquestra da Ospa Jovem e tem como propósito apresentar às crianças e jovens a música de concerto com intervenções interpretativas de viés educativo. São convidadas escolas públicas de Ensino Fundamental do 1º ao 7º da rede estadual,
municipal e também de ensino particular. O repertório reproduz músicas do universo infantil, como trilhas de desenhos animados, de filmes, além de obras sinfônicas tradicionais.

Situação: em 2022.

Secretaria da Cultura