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Aplicativo Turismo RS reúne informações do Estado em plataformas móveis

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Ferramenta gratuita está disponível em versões para sistemas android e IOS - Foto: Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer

Como uma ação integrada à participação da Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer (Setel) no 27º Festuris, foi lançado na sexta-feira (6) o aplicativo Turismo RS. O APP reúne informações sobre roteiros, destinos, eventos e cidades gaúchas em versão para dispositivos móveis, como smartphones e tablets, em versões compatíveis com sistemas android e IOS. A ferramenta é gratuita e tem como objetivo utilizar a plataforma para difundir os atrativos do Estado entre os turistas que buscam conhecer o Rio Grande do Sul.

Presente no lançamento, o secretário Juvir Costella saudou a inciativa como uma forma de manter a Setel em dia com as novas tecnologias. “O objetivo da iniciativa é agregar valor ao setor do turismo e, assim, oferecer uma nova alternativa para quem quer conhecer o nosso Estado. Vamos intensificar nossas ações para também explorar, de maneira mais efetiva, o imenso potencial cultural e natural do Rio Grande do Sul”, afirmou.

O diretor de Turismo da Secretaria, Abdon Barretto Filho, também presente no ato, garantiu que o aplicativo irá aproximar o turista dos atrativos do Estado. “É simbólico lançarmos essa ferramenta em um evento como o Festuris, que reúne os protagonistas do turismo do Brasil e do Mundo”, disse, destacando que junto com a tecnologia temos que manter os talentos humanos, insubstituíveis no acolhimento e no bem receber.

O aplicativo foi desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) e estará em constante atualização para se adaptar às necessidades dos usuários a novas tecnologias. O software tem como referência o site promocional da Setel, que divulga o turismo gaúcho na internet desde 2013, no endereço turismo.rs.gov.br.

O 27º Festuris registrou um fluxo de 14 mil pessoas nos dois dias de visitação, contabilizando um crescimento de 3% dos negócios em relação ao evento de 2014. A expectativa, avaliada a partir de uma pesquisa realizada entre os participantes, é de que o festival gere um volume de negócios de R$ 212 milhões no próximo ano. A Setel esteve presente com um espaço de 75m2 ocupado por municípios das regiões turísticas do Vale do Caí, das Missões, do Vale do Taquari, das Hortênsias, das Hidrominerais, da Uva e Vinho, do Yucumã, do Vale do Paranhana e do Vale do Rio Pardo.

 

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