Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Anta Gorda: a pitoresca cidade do Vale do Taquari

Publicação:

2016040118211612941266-964951976907101-183226032-o.jpg
Monumento da Anta: atrativo chama a atenção dos turistas que visitam a cidade - Foto: Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer

Na região turística do Vale do Taquari está uma das mais pitorescas cidades do Rio Grande do Sul. Os moradores de Anta Gorda contam que o nome curioso do município tem origem no século XX, como referência as muitas antas que habitavam uma extensa área verde e que, por sua vez, eram alvo dos caçadores da região.

Recentemente, o município ficou conhecido em todo o país por ser lembrado em uma propaganda que destacava cidades brasileiras com nomes inusitados. A aparição despertou a atenção dos turistas, que visitam o município em busca dos seus muitos atrativos naturais.

O roteiro turístico leva o visitante a uma região com vales sinuosos, montanhas vistosas, rios, cachoeiras, lagos, matas de araucária, além de uma arquitetura rural que traz a lembrança de um povo acolhedor – característica típica dos imigrantes que colonizaram a cidade.

Polo produtor de noz-pecan no RS, Anta Gorda se orgulha de reunir um dos maiores contingentes de pequenos produtores envolvidos no cultivo da planta, originária do Sul dos Estados Unidos. A tradição deu origem ao Memorial da Noz Pecan, onde é possível conhecer a história da nogueira em um telão e aproveitar para fazer uma boa degustação do produto.

No Centro da cidade, um monumento com a forma de uma anta, no chafariz da praça, logo chama a atenção de quem chega e é parada certa para os turistas que esperam fazer uma boa foto!  Mas é na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, situada a 17 quilômetros do município, que é possível conhecer a maior caverna de basalto da América Latina, em profundidade. O local oferece infraestrutura completa e está aberto à visitação em todos os períodos do ano.   

Secretaria da Cultura