Adriana Sperandir assume direção da Casa de Cultura Mario Quintana
Musicista substitui Germana Konrath na Casa e no Departamento de Artes e Economia Criativa da Sedac, ao qual CCMQ é vinculada
Publicação:
A artista, produtora e gestora cultural Adriana Sperandir passou a responder pelo Departamento de Artes e Economia Criativa (Daec), da Secretaria da Cultura (Sedac), e pela Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) – vinculada ao Daec –, a partir de segunda-feira (25/8). Ela assume o cargo deixado por Germana Konrath, que assumiu o Daec em 2024 e a CCMQ, em 2023. Com vasta experiência no setor cultural, Adriana, que é natural do Litoral Norte gaúcho, atuou como gestora de cultura nos municípios de Osório e Torres e ostenta mais de 25 anos de atuação no segmento.
Adriana também permanece à frente do Instituto Estadual de Música (IEM) e da Discoteca Natho Henn, instituições da Sedac sediadas na Casa de Cultura. “É um grande desafio, sobretudo assumir a direção da CCMQ, que é um símbolo da cultura não apenas do Rio Grande do Sul, mas do Brasil. O legado e o aprendizado deixados pela diretora Germana nos fortalecem para dar continuidade a todas as frentes já iniciadas”, avalia.
O Daec tem o objetivo de promover o desenvolvimento e o fortalecimento da economia criativa do Rio Grande do Sul e estimular setores culturais valorizando a diversidade. Segundo a nova dirigente, o departamento conta com “uma equipe comprometida, competente e extremamente motivada pelo amor à arte e à cultura para cumprir com excelência sua missão”.
Além da experiência como gestora pública, Adriana desenvolveu carreira como intérprete musical, com reconhecimento em festivais e prêmios estaduais, e como coordenadora de projetos voltados à cultura popular e à formação artística. “Temos uma gestão muito capacitada e qualificada, contando com nomes expressivos em nossa equipe. Estou extremamente honrada com o convite para assumir a posição”, afirma.