Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Academia Passo-Fundense de Letras inaugura placa comemorativa aos 75 anos

Publicação:

006.jpg
Placa marca os 75 anos da APL

O município de Passo Fundo vive um momento especial. Na noite dessa terça-feira (27) ocorre a abertura oficial da 15ª Jornada Nacional de Literatura. Além disso, a sua Academia de Letras comemora 75 anos. O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, participou às 15h, do ato de descerramento da placa que comemora os 75 anos da Academia Passo-Fudense de Letras e do lançamento do livro que marca a data.

Assis Brasil destacou o quanto a comunidade do município valoriza a leitura e seus acadêmicos. Considerada a Capital da Literatura, Passo Fundo tem um índice de 6,5 livros por habitante, enquanto a média nacional é de 1,8 livros. “As academias significam a cristalização de um pensamento. Além disso, projetam para as novas gerações um modo de entender a literatura”, afirmou o secretário.

O prefeito Luciano de Azevedo falou sobre os planos para a cultura municipal. “Queremos renovar o compromisso da cidade com as letras, com a história. Queremos fazer desta uma cidade com cada vez leitores”, concluiu.

O presidente da Academia Passo-Fundense de Letras, Osvandré Lech, comemorou o lançamento do livro dos 75 anos. “Representamos aqui o trabalho de gerações em prol da cultura e da educação da cidade, do estado e do país. Tudo é resultado da nossa incansável capacidade de integrar”, disse Osvandré.

Livro comemorativo tem prefácio do secretário Assis Brasil
Livro comemorativo tem prefácio do secretário Assis Brasil

Sobre a Academia

A Academia Passo-Fundense de Letras foi fundada no dia 7 de abril de 1938 com o nome de Grêmio Passo-Fundense de Letras e assumiu oficialmente a atual denominação a 7 de abril de 1961. Academia atua buscando contribuir para o desenvolvimento da educação e cultura no Rio Grande do Sul, a partir de incentivo à leitura e ao estudo da literatura.

 Os integrantes da Academia tiveram importante participação na construção da história de Passo Fundo. Entre as principais ações que a APL integrou estão a atuação da implantação da biblioteca pública, da fundação do primeiro CTG da cidade, o Lalau Miranda, do primeiro grupo de trabalho para a estruturação da Roselândia e das discussões que culminaram na criação da Universidade de Passo Fundo, da consolidação da rede de ensino e da titulação de Capital Nacional da Literatura.

Texto: Asscom Sedac

 

 

Secretaria da Cultura