Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Abgail faz visita a Guaíba

Publicação:

A secretária do Turismo, Abgail Pereira, aproveitou a quarta-feira (10) para fazer uma visita ao município de Guaíba. Para chegar à cidade vizinha de Porto Alegre, Abgail aproveitou para conhecer o serviço prestado pelo catamarã. Prestes a completar um ano de funcionamento, o meio de transporte ajudou a potencializar o turismo local.

Abgail estava acompanhada pela secretária municipal do Turismo, Cláudia Mara Borges, e pelo prefeito Henrique Tavares. O encontro serviu para que a equipe da Setur percorresse os principais atrativos turísticos da cidade e conhecesse detalhes de uma pesquisa realizada junto aos usuários do catamarã e que traçou o perfil do público que costuma utilizá-lo aos domingos, dia em que aumenta o fluxo de visitantes na cidade.

A titular da Setur destacou o trabalho que vem sendo feito pela secretaria municipal. “Guaíba tem um grande potencial a ser explorado com a orla maravilhosa que dispõe. Já avançou muito com a implantação do catamarã, mas com os projetos que a prefeitura pretende colocar em prática a tendência é que cada vez mais pessoas venham para cá”, disse.

Cláudia afirmou que a “revitalização da orla e a construção de um shopping com estrutura moderna e acessibilidade, além da aposta no turismo náutico, estão entre as ações que estamos desenvolvendo”.

Outra pauta da agenda foi a apresentação da área oferecida por Guaíba para a construção do Centro de Eventos, um dos projetos prioritários da Setur. Abgail reafirmou que a ideia é que o equipamento seja erguido em Porto Alegre devido a infraestrutura que a Capital oferece.

Alguns dados da pesquisa:

Demandas dos usuários do catamarã (aos domingos) em relação ao turismo da cidade de Guaíba

Período de realização: 15 e 22 de julho
Pessoas entrevistadas: 200

Motivos da preferência pela travessia de catamarã
Para turismo – 75%
Rapidez e conforto – 17,5%

Motivação da viagem até Guaíba
Utilizar o catamarã – 50%
Visitar parentes, amigos – 17%
Secretaria da Cultura