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Abertas inscrições para oficinas gratuitas na CCMQ

Publicação:

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) está com inscrições abertas para seis oficinas gratuitas, nas áreas de teatro, circo, fotografia, literatura, dança e inclusão, em diferentes dias e horários, todas com início em setembro. Interessados devem enviar e-mail (oficinasccmq@gmail.com) indicando no assunto, o nome da oficina a que está se candidatando. Confira as opções:

VENTRE E VÍSCERAS- OFICINA DE COMPOSIÇÃO CÊNICA

Serviço:

Período: 04 de setembro a 20 de novembro de 2014.

Dias: Quintas-feiras, das 19h às 22h

Local: Sala Cecy Frank - 4° andar CCMQ (Andradas, 736).

Público-alvo: Maiores de 16 anos.

Inscrições: Até 31 de agosto, enviar e-mail com nome completo e dizer por que tem interesse na atividade (oficinasccmq@gmail.com). Divulgação dos selecionados no dia 2 de setembro, no site da CCMQ.

Sinopse: A meta é a investigação do universo feminino em diálogo com a composição de material cênico; e a experimentação teatral através de práticas corporais, jogos, composição e criação de cena. Os participantes serão instrumentalizados quanto à criação de um repertório do ator/atriz, a partir de imagens (literário-visuais), da experimentação de diferentes qualidades corporais e de improvisações, relacionando o repertório com a temática do feminino. Ao final será realizada a apresentação de um exercício cênico, aberto ao público em geral.

Ministrante: Rita Réus é atriz e arte educadora. Especialista em Pedagogia da Arte pela UFRGS e graduada em Teatro pela UERGS. Integra a comissão organizadora do Festival Internacional de Teatro Estudantil (FITE). Pesquisadora em colaboração com projeto do MinC e MEC, ?Um Plano Articulado para Cultura e Educação? (2012). Ministrou oficinas para professores pelo projeto "Semear e Colher", promovido pelo IEACen. Foi membro do Centro de Pesquisa Teatral do Ator (CPTA), de 2007 a 2012, cujos estudos deram origem à pesquisa “Teatro e Autonomia”.

 

INICIAÇÃO, PESQUISA E CRIAÇÃO EM MALABARES

Serviço: 

Período: 1º de setembro até 08 de dezembro de 2014.

Dias: Segundas-feiras, das 15h às 17h30min

Local: Sala Cecy Frank - 4° andar CCMQ (Andradas, 736).

Público-alvo: Maiores de 13 anos

Inscrições: Até 28 de agosto, enviar e-mail com nome completo e dizer por que tem interesse na atividade (oficinasccmq@gmail.com). Divulgação dos selecionados em 29 de agosto, no site da CCMQ.

Sinopse: Serão abordados alguns dos aspectos básicos do malabarismo, como o jogo de três bolas, o malabares de contato, a manipulação e o equilíbrio de objetos. As clavas, o diabolô, o chapéu e os objetos não convencionalmente utilizados na prática do malabarismo. A relação do corpo com o objeto como ponto de partida para uma prática consciente e lúdica do malabarismo.

Ministrante: Ivar Mangoni é professor de Física em escolas de ensino médio desde 1990, começou a se dedicar ao malabarismo em 2000. Fez cursos de formação e workshops com algumas das referências mundias do malabarismo, com Maksim Komaro, Jerome Thomas, Marco Paoletti, Morgan Cosquer. Participou de mais de dez convenções de malabarismo e circo no Brasil e Europa, tendo apresentado seu número de malabares com bolas, em muitas delas. Trabalhou com o Circo Girassol em três espetáculos, entre 2001 e 2005. Com o Circo Híbrido apresentou números de malabares no espetáculo Cabaré em Atos. Pesquisa e desenvolve a mistura do malabares de contato com o jogo de três bolas, que resulta em números e cenas que vêm sendo apresentados em varietès, cabarés, convenções e eventos. Em março de 2014 estreou o solo “Inércias”, no I Festival de Circo de Porto Alegre, evento no qual ministrou oficina de Iniciação ao Malabarismo I. Ministrou oficina de iniciação ao malabarismo na 13ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo, no Rio de Janeiro, onde criou a oficina “Malabares e Fisica”, na Fundação Oswaldo Cruz; e trabalhou no projeto social do Galpão Apaluso. Em 2012 corodenou a oficina de “Pesquisa e Criação em Malabares”, na CCMQ.

CONTATO IMPROVISAÇÃO - USUFRUINDO ESTADOS DE PRESENÇA E TRANSFORMANDO O ENVIRONMENT

Serviço: 

Período: 05 de setembro até 19 de dezembro de 2014.

Dias: Sextas-feiras das 14h às 18h

Local: Sala Cecy Frank - 4° andar CCMQ (Andradas, 736).

Público-alvo: Maiores de 17 anos.

Inscrições: Até 31 de agosto, enviar e-mail indicando no assunto, o nome da oficina, paraoficinasccmq@gmail.com. Divulgação dos selecionados no dia 1º de setembro, no site da CCMQ.

JAM: Aulas abertas, sem inscrição prévia, dias 05 e 19 de setembro, das 19h às 22h, na Sala Marcos Barreto (4º andar CCMQ).

Sinopse: A oficina irá trabalhar a percepção corporal e a escuta, em relação à cinesfera, à entrega e recebimento de peso, à estruturação muscular e óssea de suporte, ao jogo possível na dança em contato, às possibilidades de escolha e posicionamento durante a dança e a improvisação. Traz noções do paradoxo peso/leveza e explora os estados de presença oriundos da prática, além de ir ao encontro da mesma relação com espaços arquitetônicos e urbanos. Contato Improvisação é uma técnica de dança que trabalha basicamente com princípios das leis físicas do movimento corporal, associados aos recursos do funcionamento do sistema neuropsicomotor para desenvolver e aprimorar vocabulário de improvisação corporal individual, em duplas ou grupos.

Ministrante: Alessandro Rivellino integra o Tótum Teatro, cujo trabalho deriva da Dança Pessoal do Ator (LUME) e junto ao qual pesquisa corporalidades cênicas e estados do corpo. Fundou o ColetivoJoker, cuja pesquisa vai ao encontro da hibridização de linguagens, resultando em trabalhos como “Fora de Nós”, “Intervenções Arquitetônicas”, “Jesus Na Meia Ponta”, “Tudo Aquilo Que Já Aconteceu Agora”, “Experimento Aleatório”, “JokerPsique” e “A Cidade da Goma”. É licenciado em Educação Física pela UFRGS, onde cursou disciplinas e integrou cursos de extensão em Dança e Teatro. Integrou por três anos o Grupo Experimental de Dança da Cidade de Porto Alegre como aluno, tendo aulas diárias de diversas técnicas, com professores renomados e participando das suas montagens, sendo, desde 2011, professor neste grupo. Foi  coreógrafo do espetáculo “Cuidado Frágil”, co-diretor da performance “Corpo Terrorista” e diretor de “Risco G.E.D”. Organiza Jams de Contato Improvisação em Porto Alegre. Ministra cursos e atua como preparador de corpo/mente para atores e bailarinos. Viajou para Buenos Aires, Montevidéu, Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo realizando oficinas, workshops e residências com profissionais renomados nacional e internacionalmente, como Nancy Stark Smith, Nita Little, Thomas Leabhart, Claudia Muller, Dani Lima, Frey Faust, Silvia Soter, Bia Diamante, Andrew Harwood, Marlene Goidanich, Denise Namura, Michel Baughdan, Martin Keogh, Renato Ferracini, Ricardo Pucetti, Tadashi Endo, Ray Chung, Tatiana da Rosa, André Masseno, Airton Tomazzoni, entre outros. Seu treinamento atual inclui Educação Somática; Axis Syllabus; Cadeias Musculares; Contato Improvisação; ViewPoints; Treinamento em Dança Pessoal; Estudos da Performance e de Butoh; Jin-Shin-Jyutsu; Dança Criativa; Meditação em Movimento; Danças Circulares Sagradas e técnicas diversas em teatro. Atualmente também integra a Companhia Impura, como diretor, grupo que realiza uma pesquisa hibrida de linguagens e sua relação com o flamenco.

LITERATURA GAÚCHA CONTEMPORÂNEA: ROMANCE, POESIA, CONTO E CANÇÃO POPULAR

Serviço: 

Período: 05 de setembro a 12 de dezembro de 2014.

Dias: Sextas-feiras, das 14h às 18h

Local: Sala C2 - 2° andar CCMQ (Andradas, 736).

Público-alvo: Maiores de 15 anos.

Inscrições: Até 31 de agosto, enviar nome completo e carta de intenção para e-mailoficinasccmq@gmail.com. Divulgação dos selecionados no dia 1º de setembro, no site da CCMQ.

Sinopse: A partir da convicção de que investigar as formas estéticas nos ajuda a entender melhor o mundo representado pelos artistas que as criaram, esta oficina pretende selecionar doze obras importantes no atual panorama da produção literária gaúcha, percorrendo os quatro gêneros centrais da literatura brasileira - romance, poesia, conto e canção popular -, a fim de que conheçamos melhor o mundo em que vivemos, especialmente da perspectiva sul-rio-grandense, concomitantemente periférica em relação centro econômico e simbólico do país, mas igualmente central em relação ao sul do país e à região pampeana.

Ministrante: Guto Leite é graduado em Linguística pela Unicamp, especialista, mestre e doutor em Literatura Brasileira pela UFRGS, onde é professor adjunto de Literatura Brasileira e desde 2009 é co-coordenador do Núcleo de Estudos da Canção Popular. Há dois anos ministra a oficina “Na Casa dos 30”, vinculada à Festipoa Literária, sobre poesia contemporânea brasileira. Em 2013, ministrou quarenta palestras em escolas públicas no interior do RS pelo programa Sesc Mais Leitura, sobre Poesia e Canção Moderna. É autor de cinco livros de poesia, sendo os dois mais recentes, respectivamente, finalista e vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura. Compôs  canções gravadas por bandas como Âmago Trio - com participação de Mônica Salmaso -, Casa 7, Cantavento e Telecoteco. Frequentemente escreve resenhas sobre literatura e canção para o jornal Zero Hora; e media mesas de escritores e cancionistas brasileiros, como Eucanaã Ferraz, Zeca Baleiro, Vitor Ramil, Antônio Cícero, Luiz Tatit, Fabrício Corsaletti, Angélica Freitas, Ana Martins Marques, Apanhador Só, entre outros.

 

RECUOS DE SI: POÉTICAS CORPORAIS EM DESLOCAMENTO

Serviço: 

Período: 03 de setembro a 19 de novembro

Dias: Quartas-férias, das 9h às 13h.

Local: Sala Hermes Mancilha - 4° andar CCMQ (Andradas, 736).

Público-alvo: Maiores de 18 anos

Inscrições: Até 31 de agosto, enviar nome completo e carta de intenção para e-mailoficinasccmq@gmail.com. Divulgação dos selecionados no dia 1º de setembro, no site da CCMQ.

Sinopse: Abordagem particular aos participantes, em um trabalho inspirado nos moldes de treinamento físico para a busca de um estado apropriado para a realização da performance “Recuo”, idealizada pelo ator e performer Thiago Pirajira. Trata-se de uma intervenção urbana que insere um “andar de costas” nos espaços públicos, como metáfora para a ampliação do presente. Recuar como ampliação das percepções, como fuga dos automatismos e das certezas dadas. Recuo como reflexão e sensibilização.  O trabalho, de caráter prático, sugere a construção de um estado físico à apropriação de um corpo que recua a partir de exercícios físicos e práticas meditativas.

Ministrante: Thiago Pirajira é bacharel em Teatro - Interpretação Teatral pela UFRGS, onde faz estudos de Mestrado e é membro-pesquisador do Grupo de estudos em Teatro, Educação e Performance (GETEPE). Ator profissional desde 2003, trabalhou em Porto Alegre com diretores como Patrícia Fagundes, Paulo Flores, Roberto Oliveira, Jessé Oliveira e Élcio Rossini. Integra o Núcleo de investigação Teatral Usina do Trabalho do Ator (UTA), desde 2005 e  o grupo Barraquatro, desde 2007, ambos como ator. Dirige o espetáculo “Ayê” e é membro do bloco teatral carnavalesco Bloco da Laje, desde sua fundação, em 2012. Como produtor, além da produção compartilhada nos dois grupos onde trabalha, já realizou trabalhos nos festivais Porto Alegre em Cena e Palco Giratório do SESC. Em 2008 e 2009 foi produtor responsável pela Mostra de Teatro do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS (Mostra DAD). Entre 2009 e 2013 foi professor de Teatro na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo. Fez cursos complementares com professores, bailarinos, atores e diretores, como Eugênio Barba, Roberta Carreri, Augusto Omulú, Roberta Carreri, Carlos Simioni, Dagmar Dornelles, Anne Regine Klovholt, Catherine Kahn, Eva Schul, Marina Benini, Débora Colker. Seguiu também com cursos nas áreas da dança, circo, música e performance.

FOTOGRAFIA E HAIKAI

Serviço:

Período: 05 de setembro a 21 de novembro de 2014.

Dias: Sextas-férias, das 14h às 17h.

Local: Sala E4 - 4° andar CCMQ (Andradas, 736).

Público-alvo: Maiores de 16 anos.

Inscrições: Até 31 de agosto, enviar nome completo e carta de intenção para e-mailoficinasccmq@gmail.com. Divulgação dos selecionados no dia 1º de setembro, no site da CCMQ.

Sinopse: A atividade busca apresentar e estimular a percepção visual e poética, usando como ferramentas de expressão a Fotografia Digital e a Poesia Oriental Haikai. A união destas duas manifestações poéticas realistas e cruas resultará numa produção expressiva de cada participante, em forma de exposição conceitual.

Ministrante: Cláudia Alves ministrou inúmeras oficinas, tanto em solo gaúcho como nordestino, na Bahia, lugares onde realizou meia dúzia de exposições individuais. Foi instrutora de Fotografia no projeto de Descentralização da Prefeitura de Porto Alegre e na CCMQ, além das Casas de Cultura de Venâncio Aires e Estrela. Foi diretora cultural da Associação Gaúcha de Fotografia (AGAFOTO) e presidente da Associação Amigos da Fotografia do Estado do RS.

 

A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO JOGO TEATRAL

Serviço: 

Período: 06 de setembro a 11 de outubro de 2014.

Dias: Sábados, das 9h às 18h.

Local: Sala Cecy Frank - 4° andar CCMQ (Andradas, 736).

Público-alvo: Maiores de 18 anos.

Inscrições: Até 31 de agosto, enviar nome completo e carta de intenção para e-mailoficinasccmq@gmail.com. Divulgação dos selecionados no dia 1º de setembro, no site da CCMQ.

Sinopse: O objetivo é aprimorar e capacitar a expressão corporal e artística das pessoas que utilizam a Língua Brasileira de Sinais para comunicação (surdos ou ouvintes) e profissionais da área (intérpretes de Libras), através de jogos teatrais.

Ministrante: Adriana Sommacal é mestranda e licenciada em Teatro pela UFRGS; onde foi aluna especial da pós-graduação, em 2009/2010. Coordenadora e professora do Grupo Signatores, onde desenvolve pesquisa sobre teatro com surdos e dirigiu peças "Aventuras no Reino Surdo" (2011), "Memória na Ponta dos Dedos" (2012), "O Ensaio de "Alice"" (2013). Pelo projeto realizado neste grupo, recebeu o Prêmio "Agente Jovem da Cultura: Diálogos e Ações Interculturais" (2012), da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultura, do Governo Federal. Ministrou oficinas de teatro no Programa de Prevenção à Violência (PPV), da Secretaria da Cultura do Estado do RS, para alunos da periferia de Porto Alegre, Projeto de Descentralização da Cultura, Projeto de capacitação de professores "Seminário de Teatro Educação Semear e Colher", promovido pelo IACen. Formou-se pelo TEPA (2002), onde cursou os estilos Máscara Neutra, Commedia Dell'Arte, Tragédia Grega, Bufão e Clown, com Inês Marocco (2003). Participou no Núcleo de Pesquisa do Ator, com orientação de Roberto Birindelli (2006/2007). Foi tutora do curso de especialização para professores de educação especial do Estado do RS, pelo Centro de Artes e Educação Física (UFRGS), em 2006/2007. Para deficientes visuais, foi professora no curso “Voando com a Voz”, no CMET Paulo Freire (2007) e no Centro Louis Braile (FADERS), em 2005/2006. Professora voluntária de teatro para surdos na Escola Especial para Surdos Frei Pacífico, ano 2008. Pesquisadora de jogos teatrais para surdos na Escola Especial para Surdos Frei Pacífico, organizadora e produtora da programação para Surdos da Feira do livro de Porto Alegre, incluindo o 1ºSeminário sobre Surdez da Feira do Livro de Porto Alegre, em 2008/2009. Na televisão, trabalhou como preparadora da atriz Kalisy Cabeda,  na língua brasileira de sinais (LIBRAS) no curta “Sem Sinal”, ganhador de nove prêmios Histórias Curtas, promovido RBS/RS, entre eles de Curta do Júri Oficial, Diretor e Atriz; além de campanhas publicitárias. Trabalhou produtora do espetáculo “O Sobrado”, do grupo Cerco, vencedor do 4º Prêmio Braskem de Espetáculo pelo júri popular e oficial, no 16º Porto Alegre em Cena, que teve 11 indicações ao Prêmio Açorianos de Teatro. Desde 1999 participa de diversos cursos e workshops ministrados por profissionais como Carlos, Simioni, Daniela Carmona, Zé Adão Barbosa, Luiz Paulo Vasconcellos, Leela Alaniz, Maria Helena Lopes, Jezebel de Carli, Hamilton Leite, Dagmar Dornelles, Marina Vieira, Patrícia Preiss, entre outros.

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