A História de Walachai é lançada na Feira do Livro de Morro Reuter
Publicação:

Sábado, dia 26 de outubro, será lançado o livro A História de Walachai, na Feira do Livro de Morro Reuter. O professor João Benno Wendling trabalhou obstinadamente, ao longo de nove anos, para registrar a história oral de WALACHAI em um livro. Para isso, foi de casa em casa recolhendo depoimentos dos habitantes mais antigos, investigando a origem da pequena comunidade e a chegada dos primeiros imigrantes.
Essa peculiar história do professor e seu livro virou tema do documentário e ganhou notoriedade já em 2007, quando o curta metragem O Livro do Walachai - de Rejane Zilles foi lançado no cinema e obteve ótima repercussão na mídia. Na época, ainda vivo, o professor Benno participou de festivais e debates em universidades, deu entrevistas e recebeu muitas homenagens. Era o reconhecimento por sua tocante missão. Entretanto, o seu grande sonho era um dia publicar A História de Walachai.
Com o lançamento do curta e com a grande repercussão do longa-metragem WALACHAI, também dirigido por Rejane Zilles - com realização da Okna Produções - surgiu um natural interesse do publico pelo livro. Em se tratando de um exemplar único, que neste momento está sob a guarda da família do professor, a publicação desta obra se tornava fundamental para que seu conteúdo pudesse ser compartilhado.
Entre as curiosidades do livro estão as práticas coletivas, tais como o trabalho da roça e a vida religiosa e social. Também os diferentes impactos sofridos pelos imigrantes e seus descendentes nas duas grandes guerras mundiais e durante dois fortes conflitos de abrangência local: a Guerra dos Farrapos e a Revolução Federalista.
A publicação foi realizada graças ao apoio da Prefeitura de Morro Reuter e da gráfica CORAG e teve a coordenação editorial de Rejane Zilles. Para o evento de lançamento do livro, também será exibido o curta metragem O Livro de Walachai – com a presença da diretora.
SERVIÇO
Data: 26 de outubro de 2013
Horário: 19h
Local: Feira do Livro de Morro Reuter
Coordenação: Zilles Produções
Edição: Asscom Sedac