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3º Concerto Oficial da Ospa tem regência de Manfredo Schmiedt

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Na próxima terça-feira, dia 16 de abril, às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realiza o 3º Concerto Oficial de sua temporada 2013 na Igreja da Reconciliação (Senhor dos Passos, 202, Porto Alegre-RS), com entrada franca. Neste espetáculo, a violoncelista Inge Schmiedt Volkmann se apresenta como solista da orquestra sob regência de seu irmão, o maestro Manfredo Schmiedt. O programa inclui ainda a execução do "Te Deum" de Anton Bruckner (1824-1896), com participação do Coro Sinfônico da Ospa e de quatro cantores solistas: Lilian Giovanini (soprano), Luciana Pansa (mezzo-soprano), Jean Nardoto (tenor) e Daniel Germano (baixo).

Inge Schmiedt Volkmann integrou a Ospa durante 34 anos, a maior parte do tempo como líder dos violoncelos. Aposentou-se no final do ano passado, e agora volta a dividir o palco com a orquestra, interpretando, pela segunda vez sob a batuta do irmão, o "Concerto para violoncelo", do tcheco Antonín Dvorák (1841-1904). Segundo Inge, a obra permite que ela dialogue com seus ex-colegas. "É uma obra que não coloca o solista como estrela e a orquestra como mero acompanhamento. O violoncelo tem seu destaque, mas, em vários momentos, ele acompanha o solo de outros instrumentistas da orquestra."

 A segunda obra do espetáculo foi escolhida pelo próprio maestro. O "Te Deum" não é apresentado pela orquestra desde 1990. Manfredo, que está à frente do Coro Sinfônico da Ospa desde 1992, ainda não tinha tido a oportunidade de regê-la. "É uma obra de muita energia. Bruckner usa todas as possibilidades da orquestra e do coro para mostrar seu louvor a Deus. Na última parte, as sopranos cantam um dó muito alto, como se tentassem levar a mensagem o mais perto possível do céu."

As paulistas Lilian Giovanini (soprano) e Luciana Pansa (mezzo-soprano), o brasiliense Jean Nardoto (tenor) e o carioca radicado em Porto Alegre Daniel Germano (baixo) foram selecionados em audição no início do ano para interpretar o "Te Deum" com a Ospa.

 Mais informações no site www.ospa.org.br ou pelo telefone 3222-7387.

Inge Schmiedt Volkmann, violoncelista

Porto-alegrense, graduou-se em violoncelo pelo Instituto de Artes da Ufrgs, na classe do professor Jean Jacques  Pagnot. Continuou seus estudos musicais aperfeiçoando-se na Staatliche Hochschule für Musik Köln, na Alemanha. Entrou para a Ospa aos dezoito anos de idade, aposentando-se em 2012. Liderou o naipe dos violoncelos da orquestra por trinta anos.

Além de sua atividade na Ospa, Inge também foi primeiro violoncelo da Orquestra de Câmara da Ulbra por sete anos. Atuou como solista diversas vezes com a Orquestra Nobis Vobis, a Orquestra de Câmara de Ivoti, a Ospa, a Orquestra de Câmara de Porto Alegre e a Orquestra Sinfônica da UCS. Atualmente, mantém um duo de piano e violoncelo com a pianista Luciana Malacarne, e é a violoncelista do Trio Elas por Elas.

Lilian Giovanini, soprano

Nascida em Ribeirão Preto, em 1990, é aluna da Faculdade de Música da USP em sua cidade. Realizou seus estudos preparatórios na Cia Minaz, onde cursa canto orientada pelo professor e tenor Alexandre Galante. Em outubro de 2012 recebeu o prêmio de melhor voz feminina no V Concurso Carlos Gomes de Estímulo a Jovens Cantores Líricos, em Campinas. Em julho deste ano, integrará o coro formado por vozes do mundo todo no festival de música mais importante da Europa, o Schleswig - Holstein Musik Festival, na Alemanha. Lilian foi uma das vencedoras do último Concurso Jovens Solistas da Ospa e apresentou-se com a orquestra na temporada 2012, sob regência do maestro Laércio Diniz.

Luciana Pansa, mezzo-soprano

É formada em piano pelo Conservatório Villa-Lobos da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, sua cidade natal, e iniciou seus estudos vocais com a professora Lenice Prioli em 2003. Desde 2011 vive na Itália, onde cursa o Biennio di Secondo Livello - Canto Teatrale no Conservatorio F. Venezze de Rovigo, sob orientação da professora Luisa Giannini.

Em novembro de 2012, como prêmio especial Traetta Opera Festival do Concorso Internazionale di Canto "Don Salvatore Pappagallo", debutou na Itália no papel de Emone, na ópera "Antigone", de Tommaso Traetta, dentro do VIII Traetta Opera Festival de Bitonto.

Jean Nardoto, tenor

Natural de Brasília, formou-se em canto pela UnB e é mestre em performance vocal pela Universidade de Wyoming, nos Estados Unidos. Atualmente é integrante da Cia. de Ópera Curta, com a qual faz turnê nas montagens de "La Traviata", "Carmen" e "La Bohème".

Em 2005, ganhou o Young Artist Award do Metropolitan National Council. Nos Estados Unidos, apresentou "The Messiah" e "The Creation", e, no Brasil, "Petite Messe Solennelle", "Requiem" de Mozart e obras inéditas de compositores brasileiros. Atuou nos papéis principais em óperas como "La Bohéme", "LaTraviata", "Die Zauberflöte", "Gianni Schicchi", "Don Pasquale" e "Carmen", em produções do Krannert Center (EUA), Teatro Nacional, Palácio das Artes, Pró-Música SC, SESC DF, Centro Cultural Banco do Brasil e UFU.

Daniel Germano, baixo

Natural do Rio de Janeiro, mora em Porto Alegre há muitos anos. Especializou-se no Conservatório Antonio Buzzola, em Adria (Itália), e estreou em 2012 como Don Basílio em montagem de "O Barbeiro de Sevilha", em Bolonha e Parma.

Em 2012, foi o Primeiro Soldado na ópera "Salomé", de Strauss, no XI Festival de Belém do Pará; Don Alfonso em "Cosi Fan Tutte", no Theatro São Pedro (RS); solista da "Missa em Sol Maior", de Schubert, com a Orquestra Unisinos, em Porto Alegre, e da "Cantata BWV 82", de Bach.

Em Manaus, foi um dos solistas do "Requiem", de Mozart, sob regência de Amos Talmon. Seu repertório operístico inclui papéis como Fiesco ("Simon Boccanegra"), Sarastro ("A Flauta Mágica"), Zaccaria ("Nabucco"), Leporello ("Don Giovanni"), Banquo ("Macbeth"), Colline ("La Bohème"), Raimondo ("Lucia di Lammermoor"), Don Basilio ("Il Barbiere di Siviglia") e Figaro ("Le Nozze di Figaro").

Manfredo Schmiedt, maestro

Regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da  UCS e do Coro  Sinfônico  da Ospa. Manfredo tem mestrado em  Regência  pela Universidade  da Geórgia  (EUA)  e graduação em Regência pela Ufrgs. Estudou com renomados maestros como Eleazar de Carvalho, Roberto  Duarte,  Ernani  Aguiar,  Arlindo  Teixeira,  Hans  van  Homberg, Helmut Rilling, Jean Fournet, Mark Cedel, Melinda O?Neal e Yoel Levi. Em virtude de seu destacado desempenho acadêmico recebeu duas importantes condecorações nos Estados Unidos: Pi Kappa Lambda Music Honor Society  e  Director's Excellence Award. Obteve, em duas oportunidades, o primeiro lugar no Concurso Jovens Regentes promovido pela Ospa. Foi,  durante  dois  anos,  regente  assistente  da  Orquestra  Sinfônica da Universidade da Geórgia e, durante quatro anos, assistente do maestro Isaac Karabtchevsky na Ospa. Como regente convidado tem atuado à frente de diversas orquestras, nacionais e internacionais.

Coro Sinfônico da Ospa

Fundado há mais de quarenta anos, o Coro Sinfônico da Ospa é formado por cantores que se dedicam na interpretação das grandes obras da literatura sinfônico-coral. Além de participações marcantes na programação da Ospa, o coro também realiza concertos com outras orquestras ou grupos instrumentais. Em seu repertório estão obras de Mozart, Beethoven, Mahler, Mendelssohn, Gounod, Brahms, Bach, Haendel, Haydn, Vivaldi, Orff, Verdi, Puccini, Bizet, Rachmaninoff, Stravinsky, Rimsky-Korsakov, Tchaikovsky, Mussorgsky, Borodin, entre outros. O coro é regido pelo maestro Manfredo Schmiedt e conta com o preparo vocal do professor Ricardo Barpp.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os concertos da temporada 2013 são patrocinados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Vonpar, Ipiranga, Gerdau, Souza Cruz e Brasília Guaíba. A realização é da Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Serviço:

O que: 3º Concerto Oficial da Ospa

Quando: Dia 16 de abril (terça-feira), às 20h30

Onde: Igreja da Reconciliação (Senhor dos Passos, 202)

Entrada franca

 

 

Texto: Ana Laura Freitas – Asscom Ospa

Edição: Asscom Sedac

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