20 de Setembro e a História dos Lanceiros Negros

Capa para a matéria dos Lanceiros Negros. Na imagem mostra uma arte em laranja e um Lanceiro Negro montado em seu cavalo.
Capa Lanceiros Negros

Para uma reflexão sobre a participação do negro na Guerra Farroupilha, o Museu Julio de Castilhos traz, neste 20 de Setembro, a história dos Lanceiros Negros e duas réplicas de lanças utilizadas pelo corpo dos Lanceiros durante o conflito. Elas que se tornaram símbolo do protagonismo dos negros que lutaram bravamente, por quase dez anos, em um dos mais importantes acontecimentos da história do Rio Grande do Sul.

Quem eram os Lanceiros Negros?

Lanceiros Negros era o grupo de negros que participaram da Guerra Civil Farroupilha com a condição de lutarem como soldados. Seu vestuário era constituído por sandálias de couro, colete, chiripá de pano e braçadeira vermelha, simbolizando a república. Durante dez anos, combateram ao lado dos farrapos e contra as tropas imperiais, montados em seus cavalos e armados com lanças compridas.

O 20 de Setembro

Formado por homens escravizados, os Lanceiros Negros lutaram ao lado do exército Farroupilha contra o Império, com a promessa de liberdade ao fim do conflito. Entretanto, quando se aproximou o fim da guerra, cerca de 100 escravizados, desarmados e comandados pelo farroupilha Davi Canabarro, foram massacrados peço exército imperial no distrito de Piratini, no Cerro dos Porongos, hoje município de Pinheiro Machado. Esse episódio ficou conhecido como Massacre dos Porongos e facilitou as negociações de paz dos farroupilhas com o Império, que culminou na assinatura do Tratado de Poncho Verde, em 1845.

As Lanças

Para uma reflexão sobre a participação do negro na Guerra Farroupilha, o Museu Julio de Castilhos traz, neste post, duas réplicas de lanças utilizadas, principalmente, pelo corpo dos Lanceiros durante o conflito. Estas lanças acabaram por se tornar o símbolo do protagonismo dos negros que lutaram bravamente, por quase dez anos, em um dos mais importantes acontecimentos da história do Rio Grande do Sul.