Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fundação Theatro São Pedro

O Theatro São Pedro, em Porto Alegre, foi tombado na década de 80 pelo IPHAE
O Theatro São Pedro, em Porto Alegre, foi tombado na década de 80 pelo IPHAE - Foto: Solange Brum

A história do Theatro São Pedro inicia em agosto de 1833, com a doação de um terreno, por parte do presidente da antiga Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, Manoel Antônio Galvão, na principal praça de Porto Alegre, a Praça da Matriz, onde estão localizadas as sedes do governo do Estado (Palácio Piratini), a Assembleia Legislativa, o Palácio da Justiça e a Catedral Metropolitana de Porto Alegre. Com as obras suspensas no período da Revolução Farroupilha (1835-1845), o Theatro São Pedro foi finalmente inaugurado em 27 de junho de 1858.

Grandes espetáculos marcaram os seus 115 anos de existência, até o seu fechamento, em 1973, por falta de condições técnicas e estruturais em decorrência do tempo, impossibilitando suas atividades.

Reaberto em 28 de junho de 1984, após o trabalho de restauração, coordenado por Eva Sopher, o teatro vem operando, diariamente, com uma intensa programação em todos os setores. A administração da instituição preocupa-se em manter a já conquistada reputação de ser uma das mais belas casas de espetáculos do mundo, que recebe milhares de visitantes, além do público que habitualmente prestigia os eventos de teatro, dança, música, exposições e outras manifestações culturais.

Devido à pandemia da Covid-19, o teatro está fechado para o público desde março de 2020, mas é possível conferir a programação virtual no canal do Youtube: www.youtube.com/c/TheatroSaoPedroRS

Para acompanhar a programação e nossas novidades, acesse o site www.teatrosaopedro.com.br e nosso Instagram www.instagram.com/TeatroSaoPedro

Presidente: Antonio Hohlfeldt
Diretor-artístico: Dilmar Messias
Superintendente administrativo-financeiro: Luiz Armando Capra Filho
Assessoria de Comunicação: Diego da Maia

 

Locais

Secretaria da Cultura