Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Secretaria da Cultura participa do FSM na Tunísia

Publicação:

Com um debate sobre a situação das mulheres, principalmente no mundo árabe, depois das revoluções que transformaram a região nos últimos dois anos, a cidade de Túnis, capital da Tunísia, sedia o Forum Social Mundial de 2013. O secretário Adjunto da Cultura, Jéferson Assumção, representa a pasta no evento. O evento, que acontece no campus da Universidade de El Manar. O tema escolhido para este ano é "dignidade".

São esperados 30 mil participantes e 4,5 mil ONGs nesta edição, que encerra no dia 30 de março. Os participantes expressam sua rejeição ao capitalismo selvagem e qualquer modelo de desenvolvimento que marginalize e violente o sexo feminino, mostrando sua solidariedade para com todas as mulheres do mundo árabe que lutam "para que o processo revolucionário atual seja o dos direitos e das liberdades e da distribuição justa das riquezas", indicou o FSM em um comunicado. Também serão discutidas questões econômicas e políticas, assim como temas mais delicados no mundo muçulmano, como a sexualidade.

Sobre a Tunísia

Localizada no norte da África, a Tunísia tem uma rica história cultural, desde a Antiguidade. Quase 40% da superfície do território é ocupada pelo deserto do Saara.

O restante é constituído de terras férteis, que foram berço da civilização cartaginesa, cujo apogeu no século III a.C, antes de sucumbir ao Império Romano. O império cartaginês, inimigo de Roma, estava centrado na Tunísia. Sua capital, Cartago, agora é um subúrbio de Tunis.

Fundada por colonizadores fenícios de Tiro e Sidon (dia moderno Líbano), Cartago era uma potência do Mediterrâneo antigo. Três guerras entre Roma e Cartago (conhecidas como as Guerras Púnicas) foram travadas nos primeiros séculos pouco antes do nascimento de Cristo.

Secretaria da Cultura