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Rodada final do Seminário MICE traz Convention Bureau de Barcelona

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Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana, animou o intervalo do evento - Foto: Daniel Andres

O Seminário MICE, sigla internacional de Meetings, Incentives, Conferencing, Exhibition (Reuniões, Incentivos, Congressos e Exposições), um segmento de alto poder econômico teve continuidade hoje (19) à tarde com palestra de Cecile Dorian, gerente de promoção internacional do Barcelona Convention Bureau. A Secretaria de Estado do Turismo organizou um comitê específico para o tema e realizou esse evento em Porto Alegre com o objetivo de fomentar o setor e estabelecer uma política pública que proponha e gerencie ações e programas para aumentar a captação desses eventos no Estado e assim transformá-lo em líder no Mercosul. Também para isso a Setur-RS firmou convênio com o Barcelona Tourisme. 

Cecile Dorian explicou que as ações do Barcelona Tourisme não estão restritas ao Convention Bureau, mas também no sentido de fomentar o turismo de compras, de cultura, de gastronomia, de turismo sustentável, esportes e segmento premium. O CVB local foi fundado em 1983, sendo o primeiro da Espanha. Dividido meio a meio entre setor público e iniciativa privada, conta com 320 membros de todos os setores na cidade.  O CVB de Barcelona realizou 291 congressos em 2013, crescendo +35,6% em relação ao ano anterior, com impacto de 115 milhões de Euros gerado por congressos e 110,7 milhões de Euros por eventos corporativos. 

Segundo Cecile, a chave desse sucesso é a uma intensa pesquisa: por assunto, tamanho, datas, áreas geografias, etc, e para isso o Convention Bureau local se baseia em dados da International Congress and Convention Association (ICAA). Para alcançar clientes em potencial, são privilegiadas viagens de familiarização (fam trips), promoção dirigida, visitas de venda aos mercados de interesse e também anúncios. 

Em termos da fidelização de clientes, Cecile destaca a realização do World Mobile Congress, realizado na cidade há 7 anos. Na renovação do contrato, após 4 anos, a cidade concorreu com 25 outras, vencendo novamente. Suas concorrentes diretas num primeiro momento eram Praga e Lisboa, hoje disputa eventos com Roma, Paris e Londres. Entre seus pontos fortes na comparação com seus concorrentes, destacou uma boa média de hotéis novos, atualizados não apenas tecnicamentes mas também pensados em termos de sustentabilidade. 

Na sequência, a primeira mesa-redonda da tarde reuniu apresentações de grandes centros de convenções do Rio Grande do Sul, que normalmente sediam eventos MICE, com Maurício Macedo, do Centro de Eventos FIERGS, Tarciso Michelon, do Centro de Feiras de Bento Gonçalves, Adriana Regadas, do Centro de Eventos do Hotel Serrano, e Marcelo Camargo, dos Pavilhões da Festa da Uva. 

A conversa com o público envolveu algumas observações comuns. Todos destacaram que na captação de eventos MICE é essencial o relacionamento com o poder público no que se refere a um consenso sobre o imposto sobre serviços (ISSQN), ações reguladoras de trânsito, e sobretudo com relação ao Plano de Prevenção e Controle de Incêndios (PPCI), junto às respectivas secretarias municipais de Indústria e Comércio ou de Planejamento Urbano, e Bombeiros. Segundo os gestores, muitas vezes a comunicação dentro do poder público não está alinhada. Outra necessidade destacada é a melhoria da sinalização e da qualidade do mobiliário urbano. O treinamento de taxistas e mão de obra hoteleira-gastronômica foi considerado bom na comparação nacional, mas precisa de atenções para competir internacionalmente. Foi comentada também a solução de expansão do aeroporto Salgado Filho e a pleiteada construção de um aeroporto em Caxias do Sul.

Maurício Macedo apresentou o Centro de Eventos da FIERGS, que conta com teatro para 1800 pessoas, 30 mil m² ao ar livre, 15 mil m² cobertos. Além da locação de espaços, a empresa tem um setor de apoio na captação de eventos, desde 2007, atraindo congressos médicos nacionais e regionais. Ele trabalha na identificação de projetos especiais, na promoção e co-promoção de feiras dentro do centro de eventos, correndo portanto riscos comerciais para além da locação. Sua segmentação de marcado envolve cultura (teatro, música e ópera), formaturas, corporativo (a própria FIERGS é geradora de eventos) e social, congressos e feiras. O relacionamento com o trade turístico envolve relacionamento estreito com Porto Alegre e o Rio Grande do Sul, com sinergia junto ao Convention Bureau local. 

Tarciso Michelon, diretor do Fundaparque, centro de convenções de Bento Gonçalves, ofereceu um panorama de seu espaço. O local tem área total de 322 mil m², a parte coberta e climatizada de 58 mil m², atendimento de até 4.000 pessoas, com estrutura superior ao tamanho da cidade, propiciada basicamente pelas grandes feiras de móveis do setor, que estão entre as maiores da América Latina. 

A construção começou em 1967 e segue sendo ampliada até hoje. A central de comunicação tem 600 pontos. Os recursos eram provenientes do lucro das feiras de imóveis e no início foi uma parceria público-privada, que evoluiu e há 12 anos nada custa aos cofres municipais. Hoje a gestão está com uma empresa de direito privado. Em 2013 foram 40 eventos e mais de 280 mil visitantes, num total de R$ 4,3 bilhões gerados na cidade e região. O centro de eventos está numa região de muitos atrativos turísticos e hotelaria-gastronomia bem organizada. 

Adriana Regadas, diretora do Centro de Eventos do Hotel Serrano, apresentou o local, controlado pelo grupo GJP (mesma direção da operadora de turismo CVC). Em razão disso o grupo têm estratégias combinadas para manter a ocupação o ano inteiro. O local alberga o Festuris, um dos maiores eventos do setor turístico no continente, incluindo teatro para 1.200 pessoas, com total acessibilidade para cadeirantes, inclusive da plateia ao palco. 

Marcelo Camargo apresentou o Parque Mario Bernardino Ramos, sede da Festa da Uva, em Caxias do Sul, com área total de 225 hectares. Seu centro de eventos tem cerca de 11 mil m², o pavilhão 1 tem 12 mil m², o pavilhão 2 tem 18 mil m², totalmente climatizado, havendo três outros espaços entre 1 mil e 2 mil m² e estacionamento total para 4 mil carros e 300 ônibus. 95% do local é de propriedade da Prefeitura da Caxias do Sul, o resto da empresa que realiza a Festa da Uva, com público de 900 mil pessoas em 2013, num total de 70 eventos.

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