Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Rio Grande do Sul é o anfitrião do Goal to Brasil na Argentina

Publicação:

O Rio Grande do Sul será o Estado anfitrião da terceira edição do Goal to Brasil, na próxima terça-feira (11), em Buenos Aires. O evento, promovido pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), tem o objetivo de divulgar o país no mercado internacional com foco na promoção das cidades-sede da Copa do Mundo Fifa 2014 como destinos turísticos. A secretaria do Turismo (Setur) estará representada pela secretária Abgail Pereira e pelo Departamento de Promoção e Eventos. Porto Alegre, Bento Gonçalves, Torres e Nova Petrópolis também terão representação na atividade.

O Goal to Brasil contará com a presença de convidados do mercado turístico argentino, assim como jornalistas, formadores de opinião, autoridades e coexpositores brasileiros representando as 12 cidades-sede da Copa do Mundo.

De acordo com Abgail, esta é uma grande oportunidade para promover e divulgar o Estado no país vizinho, uma vez que a Argentina representa o maior emissivo de turistas para o Rio Grande do Sul. "Muitos já conhecem o que temos a ofertar, mas podemos mostrar ainda mais toda nossa riqueza cultural, arquitetônica e gastronômica, entre outras tantas. Vamos preparados para apresentar o que há de melhor aqui para receber os visitantes", diz.

Atrações
Entre as atrações que o Rio Grande do Sul apresentará no local do evento, o Sheraton Buenos Aires & Convention Conter, está um show com Os Fagundes e Serginho Moah como convidado. Os Fagundes podem ser considerados um dos principais nomes da música do Sul do Brasil e consta em seu repertório chacarera, samba, milonga e o chamamé cantado em espanhol e em português. A família Fagundes é composta por Ernesto Fagundes, bombo leguero e voz, Paulinho Fagundes, guitarra, Neto Fagundes, voz e Bagre Fagundes, voz e acordeão.

Segundo Ernesto Fagundes, que também é produtor musical de Os Fagundes, foi uma honra receber este convite para esta apresentação que vai reunir a música do Brasil e o futebol, dois eventos que se integram. Para Ernesto, "o encontro vai mostrar a cara do Rio Grande do Sul, que é o Estado mais latino do nosso país".

O Estado também marcará presença por meio da exposição Visões do Sul, promovida pela primeira-dama, Sandra Genro. Trata-se de um trabalho que vem sendo desenvolvido para a promoção das ações do Estado por meio da fotografia. Desde o início desta gestão, Sandra, Beliza Boniatti e Carina Kunze registraram fotos de projetos de diversas secretarias do RS.

Além da parte cultural, outro destaque gaúcho será o cardápio preparado pela Coordenadora Geral da Ala Residencial do Palácio Piratini, Jussara Pereira Dutra, onde consta desde a tradicional caipirinha até pratos típicos do Rio Grande do Sul, como o galeto ao primo canto e o arroz de carreteiro. Como opções de sobremesa, sagu com creme, ambrosia, mousse de cachaça e variedades de brigadeiro gourmet completam a refeição.

O Rio Grande do Sul e a Copa
O Estado é reconhecido, em todo o Brasil, por um futebol aguerrido e vencedor, retrato expressado através das equipes gaúchas, que incluem o time de futebol mais antigo do Brasil, o Sport Club Rio Grande com seus 112 anos, e os multicampeões times de futebol de Porto Alegre.

Grêmio e Internacional estampam entre suas conquistas títulos como o topo do mundo, Libertadores da América e campeonatos nacionais. Será na casa do colorado, como é conhecido o Sport Club Internacional, no Beira-rio, que ocorrerão cinco jogos da Copa do Mundo de 2014. O estádio passa por modernização a fim de receber os jogos do mundial em 2014. O Grêmio está construindo um novo estádio, a moderna Arena gremista será Campo Oficial de Treinamento da Copa 2014.

O mercado argentino
A Argentina é um dos 17 mercados prioritários de atuação da Embratur. Em 2011, este país foi o maior emissor de turistas para o Brasil, mantendo a posição no ranking em relação a 2010. Somente no ano passado, foram 1.593.775 mil turistas argentinos visitando o Brasil contra 1.399.592 mil no ano anterior. Esses números mostram que a Argentina é responsável por 29,33% do receptivo de visitantes estrangeiros.

Além de ser um dos principais emissores de turistas, a Argentina está localizada na América do Sul, continente considerado prioritário para a promoção dos destinos turísticos brasileiros.

Secretaria da Cultura