Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Prêmio Culturas Populares 2012 do MinC abre inscrições no dia 5 de janeiro

Publicação:

As inscrições para a edição 2012 do Prêmio Culturas Populares, instituído pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC/MinC),  estarão abertas no período de 05 de janeiro a 05 de abril de 2013.  O grande homenageado da atual edição é o ator, produtor e cineasta Amácio Mazzaropi, que completaria, em 2012, 100 anos.

Serão destinados 170 prêmios para Mestres, 170 prêmios para Grupos/Comunidades e 10 prêmios para Mestres in memoriam. Ao todo serão premiadas 350 iniciativas e o investimento total será de R$ 5 milhões.

São objetivos da premiação: fortalecer as expressões das culturas populares brasileiras; identificar, valorizar e dar visibilidade às atividades culturais protagonizadas por Mestres e Grupos/Comunidades e às estratégias de preservação de suas identidades culturais; incentivar a participação plena e efetiva dos Mestres e Grupos/Comunidades na elaboração, execução e avaliação de projetos, atividades, ações e iniciativas que envolvam as culturas populares por eles cultivadas, dentre outros.

Criado em 2007, o prêmio chega à sua quarta edição, somando 695 iniciativas premiadas em todo o país com um investimento total de R$ 6,9 milhões, sempre reconhecendo a atuação exemplar de Mestres e de Grupos/Comunidades praticantes de expressões das culturas populares brasileiras e fortalecendo essas expressões.

 

Sobre o homenageado

Amácio Mazzaropi (1912-1981) teve uma infância pobre. Começou a atuar na cidade de Taubaté (SP) em 1931 e, em 1942 montou a Troupe Companhia Amácio Mazzaropi, passando a viajar pelo interior do país com um pavilhão - um barracão de tábuas corridas, coberto de lona, com cadeiras e bancos de madeira para a plateia - chamado de Teatro de Emergência.

Ao todo, foram 32 filmes realizados pelo artista, que faleceu aos 69 anos, em São Paulo. Dentre os principais filmes estrelados por Mazzaropi estão: A Carrocinha (1955); O Gato da Madame, Fuzileiro do Amor e o Noivo da Girafa (1956); Chico Fumaça e Chofer de Praça (1958); Jeca Tatu e Pedro Malasartes (1959).

 

Saiba mais sobre o edital em http://www.cultura.gov.br/site/2012/11/23/premio-culturas-populares-2012-2/

 

Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC

Edição: Asscom Sedac

Secretaria da Cultura