Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Ospa apresenta salmo sinfônico “Le Roi David”

Publicação:

No dia 15 de setembro, terça-feira, às 20h30, a orquestra e seu coro interpretam a peça sacra de Arthur Honegger que alavancou a fama internacional do compositor. O concerto, com entrada franca, acontece na Igreja da Ressurreição, e tem a regência de Manfredo Schmiedt. Participam os cantores solistas Cynthia Barcelos, Rose Carvalho e Flávio Leite, além de Ricardo Barpp, que assumirá a narração.

Ospa_Credito_Luciano Lanes

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e seu Coro Sinfônico se preparam para interpretar uma obra do repertório sacro que desde 1978 não era inserida em seu programa: “Le Roi David”, de Arthur Honegger (1892-1955). No dia 15 de setembro, terça-feira, às 20h30, o maestro Manfredo Schmiedt rege os instrumentistas e cantores na apresentação do salmo sinfônico que narra episódios da história bíblica do Rei Davi. A Igreja da Ressurreição sedia o concerto, que tem entrada franca e integra a Série Igrejas da Ospa. Participam os cantores solistas Cynthia Barcelos, Rose Carvalho e Flávio Leite, além de Ricardo Barpp, que assume a narração.

A música de “Le Roi David” alavancou a fama internacional de Honegger, compositor suíço conhecido por suas tendências de vanguarda. Ele elaborou a composição em apenas dois meses, no ano de 1921. Procurado pelo dramaturgo René Morax, autor do texto da obra, aceitou o desafio de escrever a partitura musical para a produção, que estava sendo ensaiada para a reabertura do “Theatre du Jorat”, em Mézières, nos Alpes Suíços. A estreia foi sucesso. Depois da primeira apresentação, Honegger propôs a Morax agrupar as partes musicais em forma de salmo sinfônico, na qual o diálogo do drama original tomaria forma de narrativa falada, intercalada entre as músicas. Essa é a versão, em francês, que a Ospa apresentará aos porto-alegrenses.

Os solistas são figuras de trajetória consolidada na música lírica regional. A soprano Cynthia Barcelos, agraciada no ano passado com o prêmio de Júri Popular e Menção Honrosa no 14º Concurso de Canto Aldo Baldin, e a mezzo-soprano Rose Carvalho, que possui um vasto repertório como solista em concertos e óperas, são as vozes femininas em destaque. Elas foram escolhidas por meio de uma seleção, pensada especialmente para este concerto, ocorrida em junho deste ano. O tenor Flávio Leite, que acumula mais de 30 papeis debutados nas principais casas de espetáculo do Brasil, se une ao time para cantar parte dos salmos. A costura entre as músicas será feita em português pelo narrador, o barítono Ricardo Barpp. Haverá ainda a projeção de legendas em português.

Manfredo Schmiedt é regente titular da OSUCS e do Coro Sinfônico da Ospa. Mestre em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e graduado na mesma área pela UFRGS, tem atuado como convidado à frente de destacadas orquestras nacionais e estrangeiras.

A Igreja da Ressurreição fica no Colégio Anchieta, na Avenida Nilo Peçanha, nº 1521. Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.

Sobre o compositor

Arthur Honegger nasceu na Suíça, mas cedo se mudou para Paris, onde se estabeleceu como compositor. Fez parte do grupo “Les Six”, formado também por Georges Auric, Louis Durey, Darius Milhaud, Francis Poulenc e Germaine Tailleferre. Com esses artistas, costumava compartilhar, mais do que uma “estética de grupo”, ideias e referências musicais. Conhecido por suas tendências de vanguarda, ele desenvolveu formas musicais e dramáticas muito próprias em grandes trabalhos para voz e orquestra. Sua linguagem musical distinta lhe rendeu elogios, e o levou a ser considerado um dos maiores nomes da música de sua geração. Quase todos os seus trabalhos foram gravados durante sua vida, alguns sob sua própria regência.

Sobre o maestro e os solistas:

Manfredo Schmiedt (regente)

É regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, e regente titular do Coro Sinfônico da Ospa. Mestre em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e graduado na mesma área pela UFRGS, participou de cursos de regência na Alemanha, Holanda, Argentina, Estados Unidos e Brasil. Em virtude de seu destacado desempenho acadêmico recebeu condecorações nos Estados Unidos: Pi Kappa Lambda Music Honor Society e Director’s Excellence Award. Foi regente convidado no High School Workshop promovido pela Universidade da Geórgia. Foi, durante dois anos, regente assistente da Orquestra Sinfônica da instituição e, durante quatro anos, assistente do maestro Isaac Karabtchevsky na Ospa. Como regente convidado, tem atuado à frente de destacadas orquestras nacionais e estrangeiras.

Cynthia Barcelos (soprano)

É Bacharel em Música (Canto) pela UFRGS. Em 2006, foi solista da Orquestra Jovem da Ospa em uma turnê pelo estado, cantando também no Festival de Cinema de Gramado. Desde 2008 compõe o Duo Cantilena, com o violonista clássico Thiago Kreutz. Atuou como solista da obra Fantasia Coral de Beethoven, sob a regência do Maestro Isaac Karabtchevsky. Participou das duas temporadas da montagem da ópera Dido & Enéias, interpretando a protagonista Dido. A ópera ganhou o Açorianos de música de 2012 como Melhor Espetáculo. Atualmente trabalha preparação vocal e de repertório com o barítono Carlos Rodriguez. É professora de canto da Fundação Municipal de Arte de Montenegro e preparadora do Coro Cantarte da FUNDARTE. Em 2014, foi agraciada com o prêmio de Júri Popular e Menção Honrosa no 14º Concurso de Canto Aldo Baldin.

Rose Carvalho (mezzo-soprano)

Rose iniciou seus estudos no canto lírico sob a orientação da professora Gisa Volkmann, e posteriormente com o barítono Carlos Rodriguez. Participou de cursos e masterclasses ministrados por profissionais da Itália, Espanha, Estados Unidos e Brasil. Tem se destacado como solista em concertos com orquestras como a Sinfônica de Carazinho, SESI/FUNDARTE, de Câmara da ULBRA, Filarmônica da PUCRS, Sinfônica da UCS, Unisinos Anchieta e Sinfônica de Porto Alegre. Tem em seu repertório obras de Saint-Saëns, Bach, Mozart, Vivaldi, Beethoven, Falla e Purcell, além de óperas como “Dido e Enéias”, “Cavalleria Rusticana”, “Rigoletto”, “L'Orfeu” e “Fláuta Mágica”.

Flávio Leite (tenor)

Formado por centros musicais como o Conservatorio Superior del Liceu, em Barcelona, e o Rossini in Wildbad Opera Festival, na Alemanha, o tenor é presença constante nas temporadas das principais casas de espetáculo brasileiras, como os Theatros Municipais do Rio de Janeiro e São Paulo, Palácio das Artes de Belo Horizonte, Teatro Amazonas e Theatro da Paz. Acumula experiência em títulos como “Lulu”, “A Flauta Mágica”, “Cosi Fan Tutte”, “O Barbeiro de Sevilha”, “Romeo et Juliette”, “A Viúva Alegre”, “Turandot”, “I Pagliacci” e “Ariadne auf Naxos”, entre outros, acumulando mais de 30 papéis debutados. Desenvolve ainda ampla atividade como solista em oratórios e obras sinfônicas com importantes orquestras brasileiras.

Ricardo Barpp (narrador)

Graduado em Canto pela UFRGS, tem se apresentado com diversas orquestras do RS, como a Sinfônica de Caxias do Sul, a de Câmara Fundarte, a de Câmara do Theatro São Pedro, a Sinfônica de Porto Alegre e a Unisinos Anchieta. Participou da gravação e performance da ópera infantil “A Boiúna” de Walter Schültz Portoalegre, com a Ospa, sob regência de Ion Bressan. Foi finalista do VI Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas. Entre outros projetos, colaborou nas montagens de “Cantata do Café”, “O Barbeiro de Sevilha”, “La Serva Padrona”, “As Sete Caras da Verdade”, “Fidelio”, “A Flauta Mágica” e “Paixão Segundo São João”, além de ter participado da opereta Chimango, de Arthur Barbosa, produzida pela Ospa em 2014.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da temporada 2015 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Vonpar, Ipiranga, Gerdau e Souza Cruz. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac/RS.

Concerto da Série Igrejas

Quando: 15 de setembro, terça-feira, às 20h30

Onde: Igreja da Ressurreição (Av. Nilo Peçanha, 1521, Porto Alegre, Brasil – Colégio Anchieta/Porto Alegre)

ENTRADA FRANCA

Secretaria da Cultura