Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre

OSPA

OSPA
OSPA - Foto: Maí Yandara

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), uma das mais antigas do país em atividade ininterrupta, foi fundada em 1950, tendo como fundador e regente o maestro húngaro Pablo Komlós, que a dirigiu até 1978. Atualmente, o diretor-artístico da Ospa é o maestro Evandro Matté.

Formada por mais de 90 músicos profissionais, a Sinfônica realiza cerca de 60 concertos por ano, atendendo aos mais diversos públicos e levando a música de concerto a diferentes localidades do nosso Estado. A instituição conta ainda com a Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós, que desde 1972 promove formação musical gratuita, voltada a músicos de orquestra, tendo como público-alvo crianças e jovens de 8 a 25 anos, oferecendo oportunidade de profissionalização na área.

Em 2015, a Escola de Música da Ospa lançou o projeto Escola da Ospa na Comunidade, com o objetivo de levar a música para os mais diferentes espaços da cidade e mostrar seu trabalho para públicos variados. A iniciativa consiste em uma série de recitais de grupos de alunos em lugares como hospitais, escolas, lares de idosos e bibliotecas.

Já o Coro Sinfônico da Ospa conta com aproximadamente 80 cantores, que participam de todas as montagens da temporada que exigem canto coral.

Presidente: Luis Roberto Andrade Ponte
Diretor-artístico: Evandro Matté
Superintendente administrativo-financeiro: Simone Adriano

Apresentações:

As apresentações estão temporariamente suspensas devido às medidas de prevenção à Covid-19, seguindo o modelo de Distanciamento Controlado proposto pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Locais

Secretaria da Cultura