Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Obra de Cyro Martins é lançada em e-book para comemorar 80 anos da primeira edição

Publicação:

capa.jpg
Primeiro livro de Cyro Martins em e-book

Na noite dessa quarta-feira (16) o Instituto Estadual do Livro ( IEL) lançou o e-book da obra Campo Fora, de Cyro Martins.  A edição bilíngue (português-espanhol)  com 14 contos comemora os 80 anos de lançamento desse que foi o primeiro livro do escritor.

Em parceria  do IEL com o Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins - CelpCyro- o e-book poderá ser baixado gratuitamente, pois está disponibilizado por meio de licença Creative Commons, a partir de segunda-feira pelo blog do IEL- ielrs.blogspot.com – ou pelo site do CelpCyro- www.celpcyro.org.br .

Secretário Assis Brasil falou sobre a trajetória de Cyro Martins
Secretário Assis Brasil falou sobre a trajetória de Cyro Martins

No lançamento foi realizado um painel sobre o livro com a participação da filha do escritor, Maria Helena Martins, e com a abertura do secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil. O secretário fez uma análise de Campo de Fora:.“Esse primeiro livro de Cyro, significa a adesão dele ao regionalismo gaúcho, mas, nesse livro, ele também tem uma linguagem mais próxima do urbano. Ultrapassa o regionalismo na sua visão estrita”.  Assis Brasil falou ainda sobre a trajetória do escritor. “ Minha predileção é  Principe da Vila onde Cyro mostra uma perspectiva contemporânea da vida. Temos nele um autor que está sempre repesando sua obra e sempre avançando na forma de escrever. Cyro foi a primeira voz a tratar do gaúcho a pé e penetrou profundamente na alma do ser humano, independente da localização geográfica”, finalizou.

Diretora do IEL, Laís Chaffe, apresenta os outros lançamentos
Diretora do IEL, Laís Chaffe, apresenta os outros lançamentos

No mesmo evento também foram lançadas , as versões impressas, de Notas de um caixeiro-viajante, de Theodomiro Tostes, e Carlos Von Koseritz:novelas, organizado por Artur Emilio Alarcon e Juliana Cardoso de Melo.

 

Secretaria da Cultura