O Triunfo do Contemporâneo comemora os 20 anos do MAC RS
Publicação:
Com o saguão do Santander Cultural lotado foi aberta na noite dessa terça-feira (06) a exposição O Triunfo do Contemporâneo que marca os 20 anos do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC RS). A mostra tem a curadoria do criador do museu, Gaudêncio Fidelis, que também é o diretor do MARGS e fica aberta ao público até 22 de abril.
Representando o governador Tarso Genro, o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, destacou o trabalho de André Venzon e Gaudêncio Fidelis e agradeceu a acolhida do Santander Cultural no empenho de concretizar a exposição. “Tudo faremos em 2012 para concretizar a sede própria para o museu. Desde 2011 estamos em tratativas para conseguir esse espaço e vamos conseguir, com o apoio e entusiasmo da Associação de Amigos do Museu, com o apoio do Ministério da Educação, do Ministério da Cultura e a determinação do nosso governador Tarso Genro vamos conseguir, é o momento de fazermos isso. Estamos na condição de dizer que o MAC RS passar a integrar o roll das grandes instituições culturais do país”.
O coordenador geral do Santander Cultural, Carlos Eugênio Trevi, também ressaltou o trabalho do curador Gaudêncio Fidelis e da equipe envolvida no projeto. “Esta exposição inaugura a nossa agenda de artes visuais de 2012, que será seguida por uma série de mostras voltadas para a arte contemporânea e para a valorização do saber e do fazer artístico local. Desejamos que esta mostra se torne em semente fértil para a tão sonhada sede do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul”.
O diretor do MAC RS, André Venzon , relembrou a trajetória do museu. “Uma instituição que persiste e só existe até esta data histórica pela confiança e generosidade da classe artística que participa deste museu em diferentes níveis. Entendemos este museu como um direito coletivo e acreditamos que só é possível uma sociedade desenvolvida em que a arte contemporânea tenha o seu lugar”.
Gaudêncio Fidelis curador da exposição e criador do MAC RS falou sobre a emoção do momento. “Quero ressaltar o ato de generosidade institucional de extrema importância do Santander Cultural ao bater em nossa porta e nos fazer o convite para realizar esta exposição. O mais emocionante é saber que a comunidade estima o MAC RS. Sinto que entrego o Museu de Arte nas mãos das comunidade e é um momento histórico para o museu. O MAC é de todos nós.”
Amigos para construir o futuro
O presidente da Associação de Amigos do MAC RS , Flávio Couto e Silva, fez uma homenagem com placas comemorativas de agradecimento ao coordenador do Santander Cultural, Carlos Trevi, e ao curador Gaudêncio Fidelis. “A Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea está bastante integrada com as diretrizes do museu e vamos concretizar em 2012 a nova sede. 2012 é o ano do MAC RS aguardem e nos cobrem”.
Dentro do catálogo os participantes receberam um convite para se tornar amigos do MAC RS justificado pelo diretor André Venzon em seu pronunciamento. “A arte contemporânea precisa ser pensada a partir de um lugar e a compreensão da sede do Museu que estamos convidando ao prazer de fazer juntos”.
A exposição
O Triunfo do Contemporâneo adota uma estrutura não-cronológica de exibição baseada em um ‘método labiríntico’ de curadoria que privilegia a justaposição entre obras, ao invés de uma disposição linear e cronológica. A exposição traz diferentes procedimentos curatoriais, tais como abdicação da hierarquia entre obras, teor inclusivo e mecanismos museográficos
Entre as obras selecionadas do acervo do MAC,destacam-se os trabalhos dos artistas: Britto Velho, Carlos Fajardo, Daniel Escobar, Dudi Maia Rosa, Eduardo Haesbaert, Gilda Vogt, Iole de Freitas, Leopoldo Plentz, Lia Menna Barreto, Cibele Vieira, Karin Lambrecht, Fernando Lindote, Marina Camargo, Pablo Lobato, Romanita Disconzi, Tânia Resmini, Sandro Ka, Yuri Firmeza, Mário Röhnelt, Milton Kurtz e Nuno Ramos.
SERVIÇO
O Triunfo do Contemporâneo
20 Anos do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul
De 7 de março a22 de abril de 2012
Santander Cultural
Rua Sete de Setembro, 1028 Centro Histórico
Porto Alegre RS Brasil 90010-191
Telefone: 51 3287.5500
www.santandercultural.com.br
Horários de funcionamento:
terças a sextas, das 10h00 às 19h00
sábados , domingos e feriados, das 11h00 às 19h00
Curadoria Gaudêncio Fidelis
Produção Imago Escritório de Arte Ltda
Realização Santander Cultural
Patrocínio Santande